Busca do site
menu

Recursos Educacionais Abertos: ENSP participa de oficina

ícone facebook
Publicado em:27/07/2012

Com o objetivo de avaliar o processo de implementação da Rede Regional de Recursos Educacionais Abertos (REA Rede/OER) e trocar experiências sobre a integração dos repositórios das instituições pertencentes ao Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP/Opas), será realizada a Oficina da Rede REA/ERO na Bireme, de 1 a 3 de agosto de 2012, em São Paulo. A ENSP/Fiocruz, como coordenadora do Nodo-Brasil do CVSP, participará do evento que reunirá cerca de 25 representantes dos países pertencentes ao CVSP.
 

Recursos Educacionais Abertos: ENSP participa de oficina


A Rede REA é um projeto da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) sob a liderança do CVSP e da Biblioteca Virtual de Saúde- BVS/Bireme. Por meio do projeto, a interoperabilidade entre o CVSP e a BVS permite promover a publicação, busca e recuperação de objetos de aprendizagem na região das Américas. Além disso, abrem-se novos espaços para o trabalho colaborativo e a aprendizagem em rede a partir dos sistemas e serviços de saúde nacionais que representam o âmbito dos nós da rede CVSP.

 

Nos países, são desenvolvidos os repositórios nacionais, que interoperam com o repositório regional do CVSP e da BVS, de modo a ampliar e fortalecer as capacidades das instituições de saúde da região de publicar e compartilhar seus recursos educacionais. A Rede REA converge para a proposta do CVSP de ser uma ferramenta de cooperação técnica para a aprendizagem em rede das forças de trabalho em saúde pública.

 

A oficina contará com os representantes dos nodos de cada país, os responsáveis pelos repositórios e a equipe técnica do CVSP regional. A ENSP estará representada pela Coordenadora de Comunicação Institucional e do Nodo-Brasil do CVSP, Ana Furniel, e pelas analistas responsáveis técnicas pelo projeto CVSP, Ana Paula Mendonça e Rosane Mendes. Pela Unasus participam o secretário-executivo, Francisco Campos, o coordenador técnico Vinícius de Oliveira, além de integrantes da equipe técnica. Na ocasião, será apresentado o repositório institucional da ENSP, sua integração com o CVSP e com o repositório do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (Ares), da UNA-SUS. Essa última integração foi realizada em oficinas na ENSP e na sede da UNA-SUS em Brasília pelas suas equipes técnicas. A ENSP apresentará também a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento que está sendo implementada na instituição.

 

CVSP

 

O Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP/Opas) é um ambiente para o desenvolvimento de cooperações interdisciplinares no campo da formação permanente. É também um espaço comunicacional e de aprendizagem, resultado da parceria entre a Opas e alguns países das Américas, que segue um modelo de gestão operando na forma cooperativa e descentralizada, com a participação de instituições de ensino, serviços e de associações de técnicos e profissionais. O Nodo-Brasil é coordenado pela ENSP e oferece a possibilidade de várias instituições aportarem recursos, trabalharem em rede e integrarem esforços.

 

No final de 2011, a equipe da ENSP lançou uma nova versão do Portal CVSP-Nodo Brasil. O espaço foi totalmente reformulado, apresentando novas funcionalidades, acesso facilitado para os recursos de aprendizagem, implementação dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme e, principalmente, reforçando as parcerias com a Rede de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública, com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e a Bireme/Opas. O portal pode ser acessado pelo endereço http://brasil.campusvirtualsp.org/.

 

Uma das inovações implementadas foi a possibilidade de consultar, no repositório público, os módulos para acessar os DeCS da Bireme, desenvolvidos pela equipe de analistas de Tecnologia de Informação da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP). Os códigos estão direcionados para o Modelo Tecnológico da Rede do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP), que utiliza o gerenciador de conteúdo (Drupal) e o sistema de repositórios (CWIS). Entretanto, por ter sido desenvolvido na tecnologia livre PHP e Javascript, poderá ser adaptado para qualquer outro sistema.

 

O compartilhamento dos códigos possibilitará a toda a Rede CVSP e a outras na área da Saúde Pública, como a UNA-SUS, classificar seus conteúdos promovendo a indexação e recuperação através do vocabulário DeCS. Um importante diferencial nessa inovação, ressaltado pela analista da CCI Rosane Mendes, uma das responsáveis pelo projeto junto com Ana Paula Mendonça, "é que esse desenvolvimento utiliza o WebService da Bireme, que fornece estabilidade no serviço e traz o benefício de diminuir a redundância de dados. Utilizamos esse mesmo escopo para criar um plugin que permite também a indexação de objetos de aprendizagem no repositório do CVSP-Nodo Brasil".

 

Programação

 

Quarta-feira (1/8)
- Boas-vindas e objetivos da oficina;
- Apresentação dos participantes;
- Andamento da Rede Regional de Recursos Educacionais Abertos (REA Rede/OER);
- Experiências no uso do repositório e publicação de recursos educativos - apresentação por um representante de cada país (progresso e restrições);
- Discussão sobre o processo de produção de recursos publicados.  LOM e Metadados em  CVSP-BVS.

 

Quinta-feira (2/8)
- Discussão sobre a qualidade na Rede. Proposta metodológica da Web;
- Estratégias para aumentar a publicação de recursos educacionais e melhorar seu controle de qualidade pelas instituições que participam dos nodos nacionais do CVSP;
- Interoperabilidade CWIS-DSPACE-Drupal. Experiências no Brasil, Chile e México;
- Desenvolvimento do Portal CVSP e sua integração com a Rede REA/OER – usando o Wiki do desenvolvedor.

 

Sexta-feira (3/8)
- Atualização sobre a configuração e o gerenciamento de CWIS e Drupal;
- Intervenções e troca final entre os participantes;
- Conclusões.



Nenhum comentário para: Recursos Educacionais Abertos: ENSP participa de oficina