Busca do site
menu

Mulheres negras são tema de atividades em Manguinhos

ícone facebook
Publicado em:26/07/2012

Mulheres negras são tema de atividades em ManguinhosAs últimas décadas apresentaram grandes mudanças relacionadas ao direito e à participação das mulheres na sociedade. No entanto, a igualdade e o respeito ainda são desafios de um mundo mais igualitário e equânime. Em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, diversas atividades estão ocorrendo em Manguinhos. A ENSP, parceira dessas ações na comunidade, apoia as atividades em comemoração a esse dia desenvolvidas pela Casa da Mulher de Manguinhos e o Centro de Referência da Juventude. A semana de atividades acabará no sábado (28/7), com a realização de palestras, homenagem às lideranças femininas de Manguinhos e festa julina. Todas as atividades são gratuitas e abertas aos interessados.

De acordo com o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), em julho de 1992, mulheres negras de 70 países participaram do 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, em Santo Domingo, na República Dominicana. O último dia do evento, 25 de julho, foi marcado como o Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe, para celebrar o papel das mulheres negras nessas regiões e refletir sobre ele.

 

Mulheres negras são tema de atividades em Manguinhos

Segundo Ariana dos Santos, integrante da Assessoria de Cooperação Social, o objetivo das atividades é enfatizar a importância das mulheres negras dentro da história de lutas do mundo e no Brasil. "A comemoração deste dia ratifica a importância das mulheres negras na constituição social do Brasil", explica. 
 
Entre as atividades previstas, estão a palestra com a presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas, Carli dos Santos, sobre a nova lei da categoria e o lançamento do painel Mulheres na liderança comunitária, uma homenagem às mulheres negras que são liderança no em Manguinhos. O dia ainda prevê uma roda de conversa com a equipe de terapia comunitária, que faz parte da Casa da Mulher de Manguinhos, oficina de autoestima e festa julina com apresentação de dança caipira, barracas de comidas típicas, brincadeiras, artesanato e outros.
 
Confira a programação completa em anexo. 

Seções Relacionadas:
Parcerias Projetos Sociais

Nenhum comentário para: Mulheres negras são tema de atividades em Manguinhos