Busca do site
menu

Seminário discutirá Regulamento Sanitário Internacional

ícone facebook
Publicado em:27/06/2012
Cerca de 150 representantes de instituições que trabalham em vigilância em saúde participarão do Seminário sobre Regulamento Sanitário Internacional (RSI), que ocorrerá na Universidade Federal de Roraima, nos dias 23 e 24 de novembro. O objetivo do evento é dar prosseguimento ao plano de contingência e preparar Roraima e seus municípios para o desenvolvimento de respostas às emergências em saúde pública, como aconteceu no período das enchentes.

 

Iniciativa do Centro Estadual de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), vinculado à Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau), o seminário também pretende nivelar o conhecimento do novo RSI, um documento internacional, acordado em 2005 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e revisado em 2007, que previne a propagação de doenças entre países e visa aumentar a segurança sanitária mundial.

 

De acordo com Rodrigo Brasil, gerente do Cievs, o seminário contará com sete palestras ministradas por mestres e doutores do Ministério da Saúde, Anvisa, Universidade Federal da Bahia e Vigilância em Saúde do Amazonas. A estratégia a ser buscada, acrescentou Brasil, é que o estado e seus municípios identifiquem e desenvolvam suas capacidades de notificação, monitoramento, comunicação e resposta às emergências em saúde pública neste novo cenário nacional.

 

A nova versão do RSI, em vigor desde 2007, discorre sobre a revogação de diversos instrumentos internacionais e cria direitos e obrigações para os países signatários. Também aperfeiçoa os mecanismos de detecção e resposta aos surtos e epidemias e amplia o rol de doenças cuja notificação é obrigatória.

 

Rodrigo Brasil aponta que uma das principais obrigações estabelecidas na nova legislação, além da resposta rápida aos eventos de saúde pública, é a notificação à OMS no prazo máximo de 24 horas: "Todos os eventos que podem constituir uma emergência de saúde pública, de importância internacional, devem ser notificados à OMS". Segundo o gerente, a inspeção sistemática e as atividades de controle em aeroportos internacionais e passagens de fronteiras terrestres, designadas para prevenir a propagação internacional de doenças, também são questões que fazem parte do documento.

 


Fonte: Conasems

Nenhum comentário para: Seminário discutirá Regulamento Sanitário Internacional