Busca do site
menu

O papel da mulher na Rio+20

ícone facebook
Publicado em:31/05/2012
A participação feminina terá destaque na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorre entre 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou, na quarta-feira (30/5), em Brasília, da mesa-redonda 'Autonomia das mulheres e desenvolvimento sustentável na Rio+20' e classificou o tema como fundamental na definição de políticas para a área.
 
De acordo com a ministra, a previsão é de que o Rio sedie 200 eventos ligados às questões de gênero no âmbito da preservação ambiental. O número inclui tanto atividades da conferência internacional quanto do setor produtivo. "A Rio+20 é uma conferência de partida, para que possamos olhar e trabalhar para um futuro melhor", disse. "A mulher tem papel central nesse processo".
 
A mobilização feminina foi lembrada pela ministra em episódios como a Marcha das Margaridas, que reúne anualmente milhares de trabalhadoras rurais de todo o país em Brasília para apresentar reivindicações ao governo federal. "Foi um exemplo inesquecível e demonstra que é possível avançar por meio do engajamento das mulheres", afirmou Izabella Teixeira.
 
Reconhecimento
 
De acordo com a ministra, o MMA é o segundo órgão federal com maior número de iniciativas e projetos voltados para as mulheres, atrás somente da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. A ministra lembrou, ainda, o reconhecimento internacional das iniciativas de preservação do meio ambiente executadas pelo governo federal.
 
O debate sobre gênero e sustentabilidade integra as atividades da 9ª Reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), contou com os ministros Antônio Patriota (Relações Exteriores) e Eleonora Menicucci (Secretaria de Políticas para as Mulheres); representantes do CNDM; Carmen Foro, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag); Justina Inês Cima, do Movimento de Mulheres Camponesas; e Graciela Rodriguez, do Instituto Equit.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Seções Relacionadas:
Rio+20

Nenhum comentário para: O papel da mulher na Rio+20