Busca do site
menu

ENSP participa de Encontro de Escolas de Governo

ícone facebook
Publicado em:23/05/2012

Entre os dias 24 e 25 de maio será realizado em Brasília o IX Encontro Nacional de Escolas de Governo, que terá como objetivo incentivar trabalhos em parceria e o compartilhamento de experiências e conhecimento entre instituições de formação do servidor público, buscando melhorar sua eficácia. A Escola Nacional de Saúde Pública participará do evento apresentando sua experiência no âmbito do trabalho em rede com a Rede Nacional de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, composta por 44 escolas e centros formadores, integrando escolas ligadas aos sistemas estaduais e municipais de saúde e centros universitários.

 

ENSP participa de Encontro de Escolas de GovernoDe acordo com o pesquisador da Vice-Direção da Escola de Governo em Saúde Pablo Dias Fortes, que representará a ENSP no evento, pretende-se apresentar como a Escola tem atualizado o conceito de rede no plano das articulações de cooperação, com ênfase em práticas inovadoras e heterogêneas do seu horizonte político-instutucional. O IX Encontro está sendo realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e contará também com apresentações de outras instituições públicas, que apontarão suas experiências. O evento terá início às 8 horas do dia 24 de maio e será realizado na Enap, em Brasília. Confira em anexo a programação completa do evento.

 

Sobre a Rede Nacional de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva

 

A Rede de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública/Coletiva é um espaço de diálogo permanente entre essas instituições de ensino no Brasil comprometido com uma cultura de cooperação, favorecendo a construção compartilhada, a circulação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências no interior do sistema de saúde e da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva.

 

A coordenação da Rede é de responsabilidade da Secretaria Executiva, do Grupo de Condução – composto por representantes de 10 Escolas –, e de um Conselho Consultivo, que se reúne a cada três meses. Esse corpo técnico se propõe a impulsionar os processos diretivos da Rede acompanhando sua evolução e sugerindo programas de renovação.

 

Composta por 44 Escolas e Centros Formadores, integrando escolas ligadas aos sistemas estaduais e municipais de Saúde e centros universitários engajados nessas atividades nas cinco regiões do país, a Rede de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública/Coletiva privilegia e promove o fortalecimento de vínculos já existentes e a criação de novos vínculos; olhares diferentes sobre o mesmo fenômeno; a capilaridade e a disseminação das informações; a democratização das informações; a desarticulação da pirâmide clássica; o manejo de produtos relativamente uniformes considerando o nível de autonomia; o alcance a lugares bastante heterogêneos; o respeito às singularidades locais; o sentimento de pertencimento ao trabalho em grupo; o fortalecimento de expertises; e a superação do trabalho isolado, fragmentado, pulverização de esforços e recursos destinados à formação em saúde.

 

Saiba mais sobre a Rede através do site.


Seções Relacionadas:
Cooperação SUS

Nenhum comentário para: ENSP participa de Encontro de Escolas de Governo