Busca do site
menu

Ampliação do conceito de Riscofobia em debate na ENSP

ícone facebook
Publicado em:15/05/2012

O diretor executivo do Isags, José Gomes Temporão, o pesquisador do Demqs/ENSP Luiz David Castiel e a pesquisadora da UFBA Vilma Santana são os expositores convidados do Centro de Estudos da ENSP de 16 de maio. A atividade tem como tema Riscofobia, determinantes sociais e a relação indústria/estado/consumo: ampliando o cenário diante das doenças crônicas não transmissíveis e acontecerá a partir das 14 horas no salão internacional da Escola. O Centro de Estudos é aberto a todos os interessados e será transmitido pela internet através do endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos.

 

O encontro será coordenado pela pesquisadora visitante do Departamento de Endemias e Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs/ENSP) Vera Luiza da Costa e Silva.

 

Riscofobia

 

Riscobofia são os fatores associados à difusão ou à prevenção de doenças – os chamados fatores de risco. Luis David Castiel é um especialista no tema, sempre abordando os perigos de hipervalorizar o risco. Para ele, há uma visão quase catastrófica da saúde, que torna as pessoas reféns de prescrições, exames e hábitos impostos e restritivos. Nesse Centro do Estudos, o conceito de Riscofobia será ampliado diante do panorama das doenças crônicas não transmissíveis.

 

Centro de Estudos da ENSP

 

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

 

Em 2012 já foram quatro os Ceensp realizados na Escola. O primeiro debateu a importância dos avanços científicos recentes na questão das mudanças climáticas globais, com exposição do professor da USP Paulo Eduardo Artaxo; a segunda atividade abordou a saúde do bebê, desde sua concepção até 1 ano de vida, tendo como palestrante convidado o médico e pesquisador Michel Odent; a terceira sessão foi sobre o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e o coordenador geral de Monitoramento e Avaliação do MS, Afonso Teixeira dos Reis. O quarto encontro teve como tema Tendências da política de combate ao crack: para onde vamos?, tendo como expositores convidados a secretária adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo, Lumena Furtado, o pesquisador da ONG Psicotropicus Luiz Paulo Guanabara e o jornalista e autor do livro O fim da guerra, Denis Russo Burgierman.

 

Ampliação do conceito de Riscofobia em debate na ENSP


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Ampliação do conceito de Riscofobia em debate na ENSP