Busca do site
menu

Livro reflete sobre os excessos da prevenção dos riscos

ícone facebook
Publicado em:09/05/2012

O livro Das Loucuras da Razão ao Sexo dos Anjos: biopolítica, hiperprevenção, produtividade científica, de Luis David Castiel, Javier Sanz-Valero e Paulo Roberto Vasconcellos-Silva, propõe reflexão crítica sobre os excessos relacionados à prevenção dos riscos na ciência e na saúde.


Para Luis David Castiel, "o livro é um ensaio baseado em pesquisas bibliográficas e critica um estado de coisas apresentado  como adequado a uma situação que a ciência, a tecnologia, a prática encara como realidade. Há problemas na forma como analisam  elementos relativos à saúde. Então, fizemos um exercício crítico sobre como a saúde pública utiliza seus instrumentos e práticas para determinar o que é saúde, que não aparece nos pressupostos, nas dimensões ideológicas que estruturam a visão hegemônica existente".


Livro reflete sobre os excessos da prevenção dos riscosO livro aborda a proliferação de estudos científicos sobre fatores de risco, que nutre a angustiante necessidade de prevenir-se constantemente. Os autores descrevem dois estudos. O primeiro, publicado no New England Journal of Medicine, acompanhou cerca de 12 mil pessoas durante mais de 30 anos e concluiu que o risco de um indivíduo se tornar obeso aumenta quando um amigo dele se torna obeso. O outro, no British Medical Journal, investigou cerca de 5 mil pessoas ao longo de 20 anos e revelou que um indivíduo rodeado por gente feliz tem maior probabilidade de ser feliz no futuro – ou menor risco de ser infeliz.

Segundo os autores, essas abordagens reducionistas estão ligadas à ideologia da cientificidade, na qual o conhecimento se torna mercadoria. Na lógica de competição do mercado globalizado, cumprem a função de reger moralmente a conduta das pessoas no contexto do individualismo. Tal ideologia se manifesta na produção frenética de artigos científicos, com ênfase em estudos de molde quantitativo, fabricados de modo veloz e em tal quantidade que uma respectiva leitura criteriosa é extremamente difícil.

Nesse cenário contemporâneo, as avaliações de desempenho acadêmico se voltam para a acumulação de artigos-mercadorias, em detrimento de uma visão crítica sobre os resultados dos estudos e sobre o sentido político e ideológico dos riscos. Como desdobramentos, tem-se uma assistência à saúde como uma prática puramente instrumental, desprovida de reflexão teórica, e desloca-se a responsabilidade pela saúde do âmbito público para o privado.


"Vivemos numa época em que o valor do artigo científico é exagerado, é uma linha de montagem para conseguir pontuação,
para conseguir financiamento, vira um círculo vicioso", disse Castiel.


O livro foi lançado em dezembro de 2011 pela Editora Fiocruz.

Sobre os autores:
 
Luis David Castiel
Possui mestrado em Community Medicine pela University of London (1981), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e pós-doutorado pelo Depto. de Enfermeria Comunitaria, Saúde Pública y Historia de la Ciencia da Universidade de Alicante,
Espanha (2005). Atualmente, é pesquisador titular do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde/ENSP/Fiocruz.


Javier Sanz-Valero
Pesquisador espanhol, com doutorado em Saúde Pública, e professor de Metodologia de Pesquisa na Universidade de Alicante e de Metodología e Inovação Tecnológica na Universidade Miguel Hernández, em Elche.

Paulo Roberto Vasconcellos
Médico com pós-doutorado em Epidemiologia pela ENSP/Fiocruz (2010). Atualmente, é pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório de Inovações Terapêuticas, Educação e Bioprodutos. Diretor do Centro de Pesquisas do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto Elsa/RJ (ENSP/Fiocruz). Professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, é responsável pela disciplina de "Bioética e ética médica", e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Fiocruz.



Nenhum comentário para: Livro reflete sobre os excessos da prevenção dos riscos