Busca do site
menu

Palestra sobre toninhas para estudantes de escola municipal

ícone facebook
Publicado em:04/05/2012

Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, em Barra do Furado, participaram ativamente do 14º aniversário do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Todos estavam presentes à palestra Toninha – menor cetáceo,  ameaçado de extinção, realizada no dia 25 de abril pelo pesquisador do GEMM-Lagos (Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos) e mestrando em Ecologia pela Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), Davi Castro Tavares. O evento aconteceu em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

 

Além da palestra, houve o lançamento de uma placa educativa, na orla da praia, com a presença dos estudantes, professores e coordenadores da escola, e integrantes do ProJovem, além de representantes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), da ONG Amigos do Parna Jurubatiba e do Consórcio Terra e Mar. A placa educativa indica que ‘A toninha também gosta de praia limpa. Limpar é obrigação. Preservar é preciso’.

 

Encontrada da costa do Uruguai ao sudeste do Brasil (até Espírito Santo), a toninha está presente na região Norte Fluminense, mas sua intensidade ainda está sendo estudada pela GEMM-Lagos. Segundo Davi, o trabalho de divulgação, como a palestra na escola e a implantação da placa educativa, representa um conjunto de atividades preconizadas pelo Plano de Ação Nacional de Conservação da Toninha, do ICMBio, visando conscientizar as pessoas sobre a necessidade de proteção do animal na costa brasileira.

 

Segundo o biólogo, a toninha é a menor espécie de golfinho existente – está presente em águas com até 35m de profundidade e não costuma se aproximar de embarcações. “Porém, por algum motivo ainda desconhecido, muitas vezes não detecta as redes de pesca, ficando presa a elas”, disse, acrescentando que, nessa condição, o animal não consegue subir à superfície para respirar e acaba morrendo afogado. “Este fenômeno é totalmente acidental, uma vez que os pescadores não têm a intenção de capturá-lo”, garantiu, ressaltando que o entendimento destas capturas acidentais é um dos aspectos mais importantes para a conservação da espécie.

 

A educadora ambiental da prefeitura, Maria Eunice de Azeredo, disse que a informação ajuda a evitar a extinção do animal no município. Na região, a toninha pode ser encontrada em Barra do Furado, João Francisco, Visgueiro e Flexeiras (em Quissamã), Farol de São Thomé (Campos dos Goytacazes), Atafona e Grussaí (São João da Barra), Gargaú (São Francisco de Itabapoana), entre outras praias.


Fonte: Prefeitura de Quissamã
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro Toninha, cadê você?

Nenhum comentário para: Palestra sobre toninhas para estudantes de escola municipal