Busca do site
menu

Publicação aborda pesquisa qualitativa em saúde coletiva

ícone facebook
Publicado em:28/03/2012

A edição de março de 2012 da Revista Ciência & Saúde Coletiva, editada pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), traz um panorama da pesquisa qualitativa nesta área. A partir do ponto de vista de diversos autores, o tema é discutido sob diferentes abordagens. Maria Lúcia Magalhães Bosi, editora convidada desta edição, apresenta um cenário acerca de objetos-chave no debate atual do enfoque qualitativo referido ao contexto científico brasileiro e, principalmente, no campo da saúde coletiva.

 

A publicação apresenta artigos que discutem teoricamente o tema e outros que apresentam estudos empíricos. Resumidamente, são debatidos: a pluralidade de abordagens como a etnografia, a cartografia, a história de vida e outras; os desafios de um tipo de análise fundada na intersubjetividade; questões éticas; diferenciações em relação às pesquisas de cunho quantitativo, e artigos resultantes de pesquisas empíricas realizadas com trabalho de campo e sobre problemas de saúde coletiva.

 

Há ainda dois artigos de revisão e outros que tratam de como ensinar pesquisa qualitativa. Na maioria dos textos, apontam-se os limites, os desafios, a importância e a contribuição desse tipo de abordagem para o campo da saúde.

 

Confira o volume 17, número 3, da Revista Ciência & Saúde Coletiva clicando aqui.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Publicação aborda pesquisa qualitativa em saúde coletiva