link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
  • página inicial

Fiocruz em Movimento: ENSP participará da ação que apresentará motivos da greve na Fundação à população

Na quinta-feira, 27 de agosto, o Comando de Greve Geral da Fundação promoverá mais uma ação: o Fiocruz em Movimento. A atividade, que ocorrerá na Praça das Nações, em Bonsucesso, vai levar à população um diálogo sobre o que é realizado na instituição e os motivos pelos quais a Fiocruz está em greve. O Comando de Greve da ENSP participará deste momento, com faixas, cartazes e panfletos e uma das atividades programadas é a realização de mais uma edição do projeto Livro em movimento, campanha iniciada em outubro de 2013 na Escola que visa a promoção da leitura e a troca de livros e que já doou mais de seis mil obras. Ainda sobre a greve da Fiocruz, o Fórum de Estudantes da ENSP realizou, na terça-feira (25/8), uma assembleia tendo como tema a Construção de pauta estudantil em contexto de greve e que resultou numa carta - que pode ser conferia em anexo -, apoiando a greve da instituição.

Centro de Estudos especial de greve debate saúde e modelo econômico

O nome do vilão está na ponta da língua: ajuste fiscal. Quem acompanha, minimamente, os movimentos da política e da economia já deve ter esbarrado com ele algumas vezes. Quem trabalha no setor público e com saúde e educação, de um modo geral, também. Começam a se tornar sensíveis os cortes de verbas e o orçamento do ano que chega é uma nuvem negra a se avolumar no horizonte. Debater o assunto, em meio a greve que paralisa os trabalhadores da Fiocruz há mais de um mês, foi a ideia do um Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, ao promover, no dia 19 de agosto, uma sessão especial. Participaram da discussão Carlos Ocké Reis, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Maria de Fátima Andreazzi, da UFRJ. A mesa foi coordenada por Marina Noronha, pesquisadora da ENSP.

Entrevistas

Hermano Castro, diretor da ENSP, faz um balanço da participação da Escola no 11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão.

 


Pós-Graduação

Por meio de seu corpo docente, com mais de 150 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país – oferece à sociedade uma produção científica diversificada e uma ampla oferta de disciplinas e cursos em seus três programas.


Aqui você encontrará informações sobre os Programas, disciplinas, editais e do corpo docente. | + |

Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

A pesquisa na ENSP conta com 37 linhas de pesquisa com mais de 200 projetos vinculados, distribuídos por grandes áreas temáticas. Atualmente a Escola conta com 64 Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.


Conheça aqui as linhas, os projetos e os pesquisadores da ENSP. | + |

Escola de Governo em Saúde

A Escola de Governo propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.


Acesse as páginas dos cursos, seus editais e programas. Faça parte desta rede! | + |

Cooperação Internacional

As atividades de cooperação internacional estão voltadas para apoiar países da América Latina, do Caribe e da África, e também para a realização de projetos com países mais desenvolvidos. O objetivo é contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário internacional da Saúde Pública.

Visite a página de cooperação internacional e conheça os atos internacionais e a legislação brasileira para o setor. | + |

Informe ENSP

O Informe ENSP é um informativo institucional diário da Escola que traz, em seu conteúdo, notícias de interesse geral da área de Saúde Pública: divulgação de congressos, cursos, bolsas, empregos e eventos.

 
Sexta, 28 de Agosto de 2015

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.