1. Inscrições abertas para o Prêmio Kalinga 2015 de Popularização da Ciência

    O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Unesco anunciam a abertura das inscrições para a edição 2015 do Prêmio Kalinga de Popularização da Ciência. As candidaturas serão aceitas até 15 de maio de 2015 e devem ser encaminhadas à Comissão Nacional brasileira junto a Unesco, que é a única entidade autorizada a submeter indicações à Organização.

  2. Prêmio seleciona melhores teses em Ciências da Saúde

    A Capes divulgou o novo edital com instruções para inscrição na terceira edição do Prêmio Capes-Interfarma de Inovação e Pesquisa. A premiação reconhecerá as melhores teses de doutorado defendidas em 2014 em Saúde Humana ou Ética/Bioética no Brasil, Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem ou Ciências Biomédicas (que inclui Genética; Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia; Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Biologia Celular). A pré-seleção das teses a serem indicadas ao prêmio ocorre nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Após selecionados, os trabalhos que cumprirem os requisitos descritos no edital devem ser inscritos exclusivamente pela internet, até 15 de maio, pelo coordenador do programa de pós-graduação.

  3. Após relembrar lutas, mulheres da ciência pedem reconhecimento

    Pioneirismo, coragem, vanguarda e humanidade. Essas são algumas das qualidades das mulheres que foram destacadas para receber o Prêmio Fiocruz – Mulheres de Ciência e Humanidades pela sua atuação científica em distintas áreas do conhecimento e seu papel na construção institucional. As homenageadas de 2015 foram a presidente da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária (CVRS) Abrasco-Cebes, Anamaria Testa Tambellini e Sonia Gomes Andrade, do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz Bahia). Este prêmio é concedido pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fundação e foi entregue durante o II Seminário Mulheres Fazendo Ciência, no dia 26 de março.

  4. Prêmio reconhece talento de mulheres cientistas e oferece 20 mil dólares para novos projetos

    Em uma década de atuação, a parceria entre a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Academia Brasileira de Ciência (ABC) e a L’Oréal Brasil premiaram o talento de 61 cientistas brasileiras, em uma profissão que só conta com 30% de participação feminina em todo o mundo. Em março, a dedicação de duas dessas profissionais brasileiras também ganhou a esfera internacional com o reconhecimento de seus trabalhos em duas premiações.

  5. CNPq lança 35° edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

    Destinado às iniciativas que contribuam significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do grande público, o prêmio é concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) desde 1978. As inscrições seguem abertas até 22 de maio. O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é individual e é atribuído em um sistema de rodízio a uma das três categorias: "Jornalista em Ciência e Tecnologia", "Instituição ou Veículo de Comunicação" e "Pesquisador e Escritor".

  6. Câmara municipal de Campinas homenageia Paulo Amarante

    Em solenidade realizada no dia 25 de fevereiro, o pesquisador da ENSP e presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Paulo Amarante, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Campinas por sua vida dedicada em defesa do ‎Sistema Único de Saúde e pela atuação na luta antimanicomial no Brasil e pelo mundo. No mesmo dia, Amarante proferiu a aula inaugural para os recém-ingressantes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Coletiva da Faculdade de Ciências (FCM) da Unicamp. O evento marcou, também, a conclusão da primeira turma de residentes. A homenagem - Voto de Aplausos da Câmara de Vereadores de Campinas -, foi articulada pelo vereador Pedro Tourinho.

  7. Prêmio Nacional da Biodiversidade: inscrições até 22/2

    Estão abertas, até o dia 22 de fevereiro, as inscrições para o Prêmio Nacional da Biodiversidade, que visa destacar as iniciativas que buscam a melhoria ou a manutenção do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileiras, contribuindo para a implantação das metas de Aichi para a biodiversidade.

  8. Artigo que avalia Ambiente Virtual de Aprendizagem recebe prêmio internacional

    Com uma estratégia inovadora, o artigo Assessment of the use of online communities to integrate educational processes development teams: an experience in popular health education in Brazil foi premiado na Conferência Internacional e-Learning 2014, em Lisboa, Portugal. Escrito pelos pesquisadores da ENSP Elomar Barilli, Stenio de Freitas Barreto, Carla Moura e Marco Antonio Menezes, ele trata do levantamento e análise quanti-qualitativa do uso de Ambientes Virtuais no Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde - uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Sgep/MS), em parceria com a ENSP e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

  9. Pesquisadora da ENSP agraciada com Prêmio Direitos Humanos 2014

    A pesquisadora da ENSP e coordenadora científica do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Maria Cecília de Souza Minayo, é uma das 21 personalidades que receberão, no dia 10 de dezembro, o Prêmio Direitos Humanos 2014, oferecido pela Presidência da República. Esta é a 20ª edição do Prêmio, que consiste na mais alta condecoração do governo brasileiro às pessoas e instituições que desenvolvem ações de destaque nas áreas de promoção e defesa dos Direitos Humanos. Cecília Minayo receberá a honraria na categoria Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa.