1. Fiocruz e Servier anunciam prêmio para pesquisa sobre zika

    Está aberta a chamada para o Prêmio Internacional Fiocruz/Servier, resultado de parceria entre a Fundação e o grupo farmacêutico francês independente. A premiação vai contemplar pesquisadores que desenvolvam linhas de estudo na área de neurociências no Brasil pelos próximos três anos, particularmente, no campo do tratamento de doenças neurológicas e neuro-inflamatórias. Poderão se candidatar pessoas físicas que sejam pesquisadores, cientistas ou médicos reconhecidos internacionalmente. “Queremos firmar parcerias que tenham amplitude: não tratem só do processo de pesquisa, inovação e produção, mas também identifiquem os campos onde, do ponto de vista da demanda brasileira, essa atuação se faz mais necessária“, ressaltou o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

  2. Pesquisadora da ENSP concorre a Prêmio Jabuti com publicação sobre crack

    O livro Crianças, Adolescentes e Crack: desafios para o cuidado está entre os finalistas do 58º Prêmio Jabuti, na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento. O anúncio foi feito pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em outubro de 2016. A publicação aborda o consumo da droga por crianças e adolescentes e as consequências que sofrem devido ao uso da substância por pais ou responsáveis. As pesquisas em que a obra se baseia buscam identificar quantos e quem são esses jovens, traçar seu perfil, além de refletir sobre as formas de atenção existentes em algumas cidades brasileiras. A coletânea foi organizada pela pesquisadora do Departamento de Estudo sobre Violência e Saúde (Claves) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. "Estamos muito felizes! O livro é fruto de financiamento do CNPq na pesquisa, e contamos com apoio do Ministério da Saúde, que nos abriu as portas das redes de saúde e assistência social de várias cidades brasileiras", reconheceu Simone.

  3. Estudo iniciado no Hélio Fraga recebe prêmio de melhor pôster

    Com o objetivo de entender e avaliar os processos de resistência à Etionamida, uma droga utilizada no tratamento da tuberculose, e buscando apoiar novas técnicas de diagnóstico de resistência e desenvolvimento de novos fármacos, a graduanda de Ciências Biológicas da Uerj e aluna de iniciação científica da Fiocruz Pamela Chrystina Pinto Barbosa recebeu premiação de melhor pôster, na categoria de Genética de Microorganismos, durante o Congresso Internacional de Genética, que aconteceu entre 11 e 14 de setembro, no Hotel Glória, em Caxambu (MG). A aluna é orientada pelos pesquisadores do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP/Fiocruz Luis Caetano Matha Antunes e Teca Calgano Galvão.

  4. Prêmio Capes de Tese 2016: menção honrosa para pesquisas da ENSP

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do Prêmio Capes de Tese 2016. Entre os cinco trabalhos da Fiocruz que receberão Menção Honrosa, dois são da ENSP. As duas teses escolhidas da categoria Saúde Coletiva são de Maria Leticia Santos Cruz, do Programa de Saúde Pública da ENSP, selecionada pela tese Crianças e adolescentes vivendo com HIV em acompanhamento em serviços brasileiros: análise dos fatores de vulnerabilidade na Adesão ao tratamento antirretroviral, sob orientação de Simone Souza Monteiro, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), e coorientação de Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiros Bastos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). O outro trabalho escolhido na categoria foi de Aline Silva-Costa, do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública também da ENSP, com a tese Trabalho noturno e diabetes tipo 2: resultados da linha de base do estudo longitudinal de saúde do adulto Elsa-Brasil, sob orientação de Rosane Härter Griep. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 14 de dezembro.

  5. Livros da Editora Fiocruz são finalistas do Prêmio ABEU 2016

    Dois títulos da Editora Fiocruz estão entre os finalistas do Prêmio ABEU 2016. Dengue: teorias e práticas e Três Ensaios de Bioética foram selecionados na categoria Ciências da Vida. Os vencedores serão conhecidos no dia 16 de novembro. A premiação é uma iniciativa da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). A obra Três Ensaios de Bioética tem como autor o pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP,  Fermin Roland Schramm.

  6. Pesquisadora da ENSP receberá homenagem por sua contribuição à gestão tecnológica da Fiocruz

    A Coordenação de Gestão Tecnológica da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde está completando 30 anos. Para celebrar a data, realizará um dia de atividades, que englobam palestras, apresentações e homenagens. O evento Desafios da Gestão da Prioridade Intelectual e da Inovação em Instituições Públicas de Pesquisa acontecerá no dia 28 de setembro, a partir das 9h, no Museu da Vida. Na ocasião, a pesquisadora da ENSP Telma Abdalla será homenageada pela sua contribuição à Gestec. 

  7. Pesquisadora recebe prêmio no congresso de Medicina Tropical

    A pesquisadora Jussara Rafael Angelo, do departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, concedido pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), na categoria pós-doutorado. Jussara, também membro do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep/ENSP), alcançou a segunda colocação com o trabalho Modelagem Espacial Dinâmica dos Determinantes Sociais e Ambientais da Malária e Simulação de Cenários 2020 para Município de Porto Velho - RO, cujos objetivos foram analisar os determinantes sociais e ambientais da malária em Porto Velho, no período 2010-2012, e elaborar um modelo espacial dinâmico para a endemia. O prêmio, concedido durante o 52° Congresso Brasileiro de Medicina Tropical, ocorreu em Maceió entre 21 e 24 de agosto. 

  8. Abertas as inscrições para a nova edição do Prêmio Vale-Capes

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o Edital nº 1/2016, referente à nova edição do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade. O prêmio irá selecionar as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas em 2014 nos grupos 'Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia'; 'Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos'; 'Redução de Gases do efeito estufa (GEE)'; e 'Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza'. As inscrições vão até o dia 31 de março de 2016.

  9. Cerimônia do Prêmio Capes de Tese 2015 acontecerá na quinta-feira (10/12)

    Premiada com Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2015, a ex-aluna de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Jacqueline Alves Torres receberá a premiação nesta quinta-feira (10/12). Orientada pelas pesquisadoras Maria do Carmo Leal e Rosa Domingues, a egressa da ENSP defendeu o trabalho Análise da contribuição de um programa perinatal multifacetado para a redução da prevalência de cesarianas em um hospital privado: um subprojeto da pesquisa Nascer no Brasil. A cerimônia de premiação acontecerá no edifício-sede da Capes, às 18hs.