Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

Desenvolvimento, proteção social e política de saúde: o Brasil no contexto internacional (1990-2010)

O objetivo geral do projeto é analisar as relações entre desenvolvimento, proteção social e política de saúde no Brasil, à luz da trajetória histórica do país e do contexto nacional e internacional recente, com destaque para o período de 1990 a 2010. Os objetivos específicos são: mapear o debate internacional sobre as relações entre desenvolvimento, proteção social e saúde; situar as relações entre modelo de desenvolvimento, proteção social e política de saúde no Brasil em perspectiva histórica; caracterizar a trajetória das áreas constitutivas da Seguridade Social brasileira - Previdência, Saúde e Assistência Social - de 1990 a 2010; identificar similaridades e diferenças do modelo de proteção social brasileiro em relação a países latino-americanos selecionados; analisar os elementos explicativos da configuração atual do sistema de proteção social brasileiro; discutir as perspectivas do sistema de proteção social brasileiro, em sua relação com o modelo de desenvolvimento do país.
O estudo se apoia no referencial teórico da economia política. A metodologia compreende: pesquisa bibliográfica (sobre teoria e metodologia de análise dos modelos de desenvolvimento e proteção social; sobre desenvolvimento e sistemas de proteção social em países avançados e na América Latina; sobre modelo de desenvolvimento e políticas sociais no Brasil); análise documental e de dados relativos à economia e proteção social dos países latino-americanos.
A proponente foi contemplada com bolsa de produtividade do CNPq e com bolsa de Pós-Doutorado no Exterior (do CNPq) para o desenvolvimento do projeto. (Os valores de financiamento correspondem às bolsas).

Departamento : DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Responsável : CRISTIANI VIEIRA MACHADO

Linha de Pesquisa : DESENVOLVIMENTO, ESTADO E SAÚDE

Grupo de Pesquisa : ESTADO, PROTEÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS DE SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Palavra Chave:
Não informado

Natureza:
PESQUISA

Ano do início: 2011

Ano do fim: 2018

Situação: EM ANDAMENTO

Participantes internos:
Não informado

Participantes externos:
Não informado

Financiamento:

Agência: CNPQ
Valor Recebido:
Notice: A non well formed numeric value encountered in /var/www/vhosts-cci/portal-ensp/_funcoes/functions-geral.php on line 10
R$ 18,10
Contrato: CNPQ

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos