Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

Estudo da factibilidade da aplicação das medidas de intervenção na realidade local, formuladas pelos alunos do "mestrado profissional em gestão do trabalho e da educação na saúde"

Objetivos / Hipóteses: O objetivo principal deste projeto é pesquisar a factibilidade da aplicação das medidas de intervenção na realidade local formuladas pelos alunos do "Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde", da ENSP, Turma 2008/2009, nas respectivas instituições de origem. Se busca avaliar se, e em que grau, o egresso do MP conseguiu implantar no seu local de trabalho a proposta de intervenção elaborada durante o MP, buscando-se informações que permitam comentar as dificuldades e facilidades apontadas pelos egressos no processo de implantação de seus projetos.
Objetivos específicos: 1) Ouvir dos egressos comentários sobre eventuais mudanças, percebidas por eles próprios ou comunicadas por terceiros, na atuação de cada um deles na instituição de origem; 2) A partir da análise das falas dos egressos, construir um conjunto de medidas a serem incorporadas ao próprio MP, em turmas futuras, como forma de fornecer subsídios para uma melhor incorporação dos projetos de intervenção

Material e métodos
A pesquisa será qualitativa, aproximando-se do conceito de estudo de caso (Minayo, 2010), sem ter a proposta de sê-lo, já cada egresso irá comentar sobre sua realidade individual. Esta abordagem permite se captar as percepções individuais, inclusive na perspectiva das história de cada egresso durante e depois da realização do curso. Serão realizadas entrevistas para preenchimento, segundo modelo anexo (Anexo I), com a finalidade entender melhor se o projeto de intervenção de cada aluno pôde ou não, e em que medida, ser implementado. Como ponto de partida será utilizado o projeto de intervenção descrito na dissertação de cada um, atentando-se para que a proposta original poderia ou não ter sofrido modificações antes mesmo de ser implementada, por diversos fatores. O universo previsto é de 30 sujeitos, ou seja, todos os egressos do curso 2008/2009.
Instrumentos de coleta de dados: O contato inicial será feito através de email e/ou telefone. A entrevista será individual, após a assinatura do TCLE, em local acordado com o egresso previamente, de maneira a garantir sigilo e privacidade. A mesma será gravada para posterior transcrição, ficando o acesso aos dados restrito aos pesquisadores responsáveis, que também deverão guardar todo o material pelo prazo de 5 anos após o término da mesma. A concordância em participar da pesquisa será ratificada pela assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) específico para esta pesquisa. Considerando que o desenho do estudo é de pesquisa de egressos, não se julga necessária a autorização de cada instituição, que já forneceram à ENSP, na ocasião da inscrição dos candidatos ao mestrado, as autorizações para a participação de cada candidato. Além disso, o objeto é o resultado do trabalho desenvolvido por cada um durante o curso, consolidado nas dissertações.

Departamento : DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Responsável : SÉRGIO PACHECO DE OLIVEIRA

Linha de Pesquisa : PROFISSÃO E GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Grupo de Pesquisa : PROFISSÃO, TRABALHO E SAÚDE

Subárea de Conhecimento: 4.06.00.00-9

Palavra Chave:
Não informado

Natureza:
PESQUISA

Ano do início: 2011

Ano do fim: 2017

Situação: EM ANDAMENTO

Participantes internos:
Não informado

Participantes externos:
Não informado

Financiamento:
Não informado

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos