Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

Incorporação da Demandas das Conferências Municipais e Formulação de Políticas de Saúde em Cinco Municípios do Estado de Mato Grosso.

Este projeto aborda o tema “participação popular e gestão democrática na saúde” e representa a continuidade de estudo anterior sobre esse assunto desenvolvido pelo Grupo de Saúde Popular – GSP e Núcleo de Desenvolvimento em Saúde - NDS/ISC/UFMT, em parceria com outras instituições governamentais e não-governamentais. Parte das seguintes questões investigativas: 1) a sociedade civil e o poder legislativo influenciam na preparação e monitoramento das conferências de saúde?; 2) a gestão prioriza as deliberações da Conferência na agenda política e no sistema de gerenciamento e monitoramento? Se prioriza, de que forma? Com base nas premissas do Planejamento Estratégico Situacional, levantam-se as hipóteses de que é fraca a influência da sociedade civil e do poder legislativo na preparação e monitoramento das conferências de saúde e de que as demandas das Conferências não entram nas agendas dos dirigentes, dos Conselhos de Saúde e dos Poderes Legislativos porque não há um sistema petição de cobranças.
A base teórica que o orienta se apóia nas discussões sobre a participação social na área da saúde, na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e na perspectiva do Planejamento Estratégico Situacional de Carlos Matus.
Caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos, documental e de campo (Tobar, 2001) e envolverá os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Diamantino, Cáceres e Sinop.
A relevância do projeto consiste na investigação e contribuição ao aprimoramento das práticas de gestão participativa no SUS. Em Mato Grosso, um estudo realizado sobre as Conferências de Saúde em 16 municípios do estado, evidenciou a importância do tema para o controle social, para a gestão participativa no SUS e para o novo debate da Reforma Sanitária no Brasil (CUIABÁ, 2007).

Departamento : DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Responsável : ELIZABETH ARTMANN

Linha de Pesquisa : POLÍTICAS E SISTEMAS DE SAÚDE EM PERSPECTIVA COMPARADA

Grupo de Pesquisa : PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Subárea de Conhecimento:

Palavra Chave:
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE
CUIABA
DEMANDAS DE SAÚDE
DEMOCRACIA E POLITICAS DE SAÚDE
PARTICIPAÇÃO EM SAÚDE

Natureza:
PESQUISA

Ano do início: 2008

Ano do fim: 2011

Situação: EM ANDAMENTO

Participantes internos:
Não informado

Participantes externos:
FÁTIMA TICIANEL SCHRADER
NINA ROSA FERREIRA SOARES
SIMONE CARVALHO CHARBEL

Financiamento:

Agência: MINISTÉRIO DA SAÚDE
Valor Recebido: R$ 10.000,00
Contrato: não informado

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos