Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Projetos de Pesquisa

Estudo das relações entre prestadores de serviços ambulatoriais de atenção oncológica para a Saúde Suplementar e as operadoras de planos de saúde

Este projeto centra-se na caracterização das relações entre operadoras de planos e prestadores de serviços de saúde e no dimensionamento do quanto os prestadores ajustam-se ao marco conceitual contemplado, induzidos ou não pelas operadoras. Por outro lado, visa a prover subsídios para a ANS no sentido do aprimoramento do processo de regulação do setor, incluindo procedimentos que possibilitem o fortalecimento da visão das operadoras como gestoras de &8220;sistemas de saúde&8221;, bem como dos prestadores como componentes interdependentes de redes de atenção.
Como recorte, este projeto considera, especificamente, os prestadores de serviços ambulatoriais de alta complexidade na atenção oncológica, tendo como motivações: (1) a importância epidemiológica dos cânceres no país; (2) os elevados custos associados; e (3) o diagnóstico, em análises exploratórias realizadas pela ANS, apontando a existência de um elevado contingente de autorizações de procedimentos de alta complexidade em oncologia no SUS para indivíduos com planos de saúde.
A pesquisa será desenvolvida através de um inquérito de abrangência nacional, caracterizando-se como um estudo transversal. O universo do estudo será constituído pelo conjunto de unidades ambulatoriais de atenção oncológica de alta complexidade prestadoras de serviços à Saúde Suplementar o qual será definido através do cruzamento do Cadastro de prestadores de serviços a planos de saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES. Será construída uma amostra aleatória representativa estratificada por macrorregiões e localização ou não em região metropolitana. Tendo em vista os recursos disponíveis para a realização da pesquisa e a estimativa de suas despesas operacionais, apresentada no item 8 relativo ao orçamento, a amostra terá um número máximo de 80 unidades ambulatoriais.
Os dados serão coletados por pesquisadores de campo, especificamente treinados para esta atividade, através de entrevista, previamente agendada, com os dirigentes das unidades ambulatoriais de atenção oncológica e outros profissionais pelos primeiros indicados. O primeiro contato telefônico para agendamento das entrevistas será realizado pela equipe central do projeto com o intuito de esclarecer a natureza e objetivos da pesquisa, sensibilizar os dirigentes a participar e identificar o profissional que será entrevistado tendo em vista o teor da entrevista. Será utilizado um questionário semi-estruturado contemplando as seguintes dimensões: capacidade instalada e produção assistencial do prestador para planos e Sistema Único de Saúde; práticas e estruturas de garantia e monitoramento da qualidade assistencial dos serviços prestados; aspectos organizacionais e assistenciais considerados no processo de regulação entre operadoras de planos de saúde e prestadores; mecanismos, práticas e incentivos utilizados no processo de regulação entre operadoras e prestadores; caracterização do processo de &8220;contratualização&8221; ou contratação entre prestadores e operadoras &8211; negociação, formalização, mecanismos de acompanhamento, incentivos, etc.; satisfação dos prestadores em relação a regulação praticada pelas operadoras; percepção dos prestadores sobre o papel da ANS na regulação do campo da saúde suplementar.
Os dados serão digitados pelos próprios pesquisadores de campo em formulário eletrônico o qual será encaminhado por meio digital para um banco de dados construído especificamente para esta finalidade. Os dados serão processados através do programa SAS e sua análise será enfaticamente descritiva.

Departamento : DAPS - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Responsável : MARGARETH CRISÓSTOMO PORTELA

Linha de Pesquisa : PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

Grupo de Pesquisa : Não informado

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Palavra Chave:
ATENÇÃO ONCOLÓGICA
GESTÃO DA CLÍNICA
SAÚDE SUPLEMENTAR

Natureza:
PESQUISA

Ano do início: 2007

Ano do fim: 2009

Situação: CONCLUÍDO

Participantes internos:
MARIA ALICIA DOMÍNGUEZ UGÁ
SHEYLA MARIA LEMOS LIMA

Participantes externos:
Não informado

Financiamento:

Agência: CNPQ
Valor Recebido: R$ 100.000,00
Contrato: EDITAL DE PESQUISA

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos