Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP levará experiência na formação de recursos humanos em saúde para o Chile

O Chile vem investindo na melhoria da gestão de recursos humanos no campo da saúde. Para auxiliar nesse processo, a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP/Fiocruz), Neuza Moysés, permanecerá 15 dias no país interagindo em diversas atividades relacionadas ao tema. "Vou conhecer a realidade in loco do sistema de saúde do Chile, e esse é um bom momento, após o encerramento do curso CIRHUS oferecido por nós, uma vez que levo toda a experiência acumulada da ENSP para ajudá-los", revelou Neuza Moysés.

O Curso Internacional de Especialização em Gestão de Políticas de Recursos Humanos em Saúde - CIRHUS, citado pela pesquisadora, foi promovido pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Opas, entre setembro de 2006 e janeiro de 2007. Durante esse período, delegações de cinco países da região Andina (Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), além de profissionais e técnicos dirigentes de recursos humanos dos estados da Região da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins) trocaram experiências e discutiram a problemática de recursos humanos para os respectivos sistemas de saúde. "Ao final do curso, mantivemos uma expectativa de que, num futuro próximo, ocorressem desdobramentos nos países para trabalhos nessa perspectiva, mas cada um a seu tempo", explicou a pesquisadora.


Segundo Neuza, o momento do Chile é agora, pois o país vem passando por dois processos. Enquanto um grupo se dedica a estruturar uma proposta de um curso de formação em recursos humanos para a saúde, outro trabalha na lógica de produção acadêmica na área de recursos humanos, que ainda é muito pequena. "Ao todo tivemos quatro alunos do Chile: dois tinham perfil de serviços e outros dois com perfil mais acadêmico e são eles que estão puxando esse movimento. Um desses alunos é professor da Universidade do Chile e convidou-me para essa viagem".

Além de ministrar um seminário sobre recursos humanos para alunos de mestrado e doutorado em saúde pública, Neuza Moysés participará de duas reuniões com acadêmicos da Escola Nacional de Saúde do Chile interessados em desenvolver uma linha de trabalho em políticas públicas, e também estará presente em reunião com autoridades do Ministério da Saúde chileno. Para Neuza, falta ao Chile maior integração entre ensino e serviço, e a experiência da ENSP - construída ao longo dos últimos 30 anos, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Recursos Humanos em Saúde (Nehrus/Daps/ENSP/Fiocruz), do qual ela faz parte - será essencial para facilitar o diálogo entre a academia e o serviço.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos