Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Conselho do EUROsociAL Saúde se reúne pela primeira vez em 2008 na ENSP

O Conselho Diretor do consórcio Eurosocial Salud volta a se encontrar em 2008. A primeira reunião, marcada para os dias 27 e 28 de março, acontecerá na ENSP, com participação de representantes da ENSP/Fiocruz, do Instituto de Investigação para o Desenvolvimento (IRD/França); da Fundação para a Cooperação e Saúde Internacional Carlos III (FCSAI/Espanha), da Fundação Ângelo Celli para uma Cultura de Saúde (FAC/Itália); da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS/Espanha); da Fundação ISALUD (Argentina); do Fundo Nacional de Saúde do Chile (Fonasa) e do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP/México).

No encontro, será discutido, entre outros temas de cunho organizacional do Eurosocial Salud, o plano de trabalho para 2008, com a proposição de novos temas para intercâmbio entre as instituições. Na última reunião do conselho, em novembro de 2007, na Itália, foi apresentada uma série de atividades previstas para cada uma das áreas temáticas do programa e que integram o plano de trabalho. São elas: Desenvolvimento da Proteção Social em Saúde (área 1); Boa Governabilidade em Sistemas, Hospitais e Serviços de Saúde (área 2); Serviços de Saúde baseados na Atenção Primária à Saúde, de qualidade e com acesso eficiente aos medicamentos (área 3); Políticas especiais em Saúde Pública (área 4); Promoção de políticas saudáveis para os setores mais vulneráveis e excluídos nas sociedades (área 5) e Coordenação do projeto Saúde (área 6).

O EuroSocial é um programa que busca a coesão social na América Latina e mobiliza cerca de 36 milhões de euros - dos quais oito milhões para financiamentos em 48 meses na área de saúde. O programa surgiu em 2004, e a ENSP faz parte dele desde seu início. O consórcio buscou, já na primeira fase, em 2005, fortalecer os atores latino-americanos envolvidos no projeto em seus conhecimentos, capacidades e vínculos entre si e com os atores europeus, para o desenvolvimento sustentável de políticas públicas de saúde voltadas para a redução da pobreza, da desigualdade e da exclusão social. Entrando em sua quarta etapa (ajuste e consolidação) - período de 2008-2009 - o EuroSociAL Saúde atinge o ponto de busca por uma melhor organização entre os parceiros e por uma visão estratégica para que as propostas trabalhadas ao longo dos anos sejam assumidas em nível político de cada país participante.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos