Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Saúde Urbana e Cidade Saudável é tema do primeiro CEENSP de 2008

O Centro de Estudos da ENSP reabre suas atividades de 2008, na quarta-feira (02/04), abordando o tema 'Saúde Urbana e Cidade Saudável', com explanação do professor Trevor Hancock, do Ministério da Saúde do Canadá. O evento, aberto a todos os interessados, terá início às 14 h, no Auditório Térreo da Escola, com tradução simultânea.

O professor Trevor Hancock é consultor de promoção de saúde e tem trabalhado para governos e comunidades locais, em nível municipal, provincial (estadual) e nacional (federal), no Canadá e internacionalmente. No momento, atua como consultor de Saúde Pública no Ministério da Saúde em British Colombia, no Canadá, onde trabalha para implementar o programa central de saúde pública, no sentido de incrementar os serviços de prevenção em cuidados primários, promovendo a aproximação da população ao programa de saúde. Suas principais áreas de interesse são promoção de saúde, cidades/comunidades saudáveis, políticas de saúde publicas, saúde ambiental, planejamento de políticas de saúde, e planejamento futurista de saúde.

Trevor tem sido consultado nos projetos de cidades e comunidades saudáveis em vários países, notavelmente na Suécia e EUA, bem com em Toronto e em todo o Canadá. Ele foi o principal consultor do projeto Toronto Saudável 2000; consultor do projeto Canadá e OMS Cidades Européias Saudáveis; o fundador Presidente da Coalizão de Saúde das Comunidades do Ontário; membro do grupo de Juízes para o Fórum de Saúde "Premiação das Comunidades Saudáveis" por quatro anos; e membro do Conselho Consultivo para a Fundação Trillium "Cuidando da Condecoração Comunitária" por três anos.

Recentemente, ajudou a restabelecer a Iniciativa Comunitária pela Saúde em BC e tem participado, há alguns anos, de conferências internacionais sobre cidades e comunidades saudáveis, tais como em Taiwan (2004, 2005) e Xangai (2005).

Em 1984, organizou 'Além dos cuidados de saúde' - a primeira e maior conferência abrangendo políticas de saúde pública, e, em 1986, conduziu a CPHA tour de estudos, focalizada nos países Nórdicos.

Já recebeu vários prêmios por sua contribuição à saúde pública, incluindo o prêmio da Associação Canadense de Saúde Pública (1990); o título honorífico dos US Healthy Cities and Communities Coalition (1998); o título de Presidente de Honra, Associação de Saúde Publica de BA (2004); e nomeado Professor Visitante na Universidade de Waterloo (2008). Em 2006, foi convidado para estar presente ao breve curso na Universidade Deakin, em Melbourne, Austrália.

Centro de Estudos realiza nove sessões em 2007

O Centro de Estudos da ENSP (CEENSP) é um importante espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, os quais vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os temas abordados. Tem por objetivo apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia. Desta forma, acaba se firmando como um componente estratégico para a formação dos alunos, destinado à circulação de idéias e de diálogo com os diversos setores da saúde pública.

Ao todo, em 2007, foram realizados nove encontros, nos quais docentes, pesquisadores e alunos discutiram diferentes temas, como o campo da psicossociologia, a dificuldade do acesso a medicamentos no Brasil, as mudanças climáticas, os dez anos do Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP, a promoção da saúde, a luta por um ambiente livre de tabaco, entre outros.

O CEENSP será transmito ao vivo, pela internet, através da Rede Fiocruz.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos