Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Vigilância Sanitária e Cidadania: mostra cultural é atração em Mogi das Cruzes

Começa, nesta segunda-feira (24/03), mais uma itinerância da mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania', que ficará em Mogi das Cruzes (SP) até a próxima sexta-feira (30/03). A exposição marca o aniversário de cinco anos de municipalização das ações de vigilância. A mostra cultural foi idealizada pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cecovisa/ENSP/Fiocruz), no âmbito do convênio com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A mostra cultural, criada em 2006, como um espaço de comunicação com a sociedade e de fortalecimento da cidadania, já foi montada no Rio de Janeiro, em Brasília, em Florianópolis e em Cuiabá, tendo sido visitada por mais de 12 mil pessoas. "Ao montar a exposição e definir as atividades que compõem a mostra como um todo, o nosso intuito foi mostrar à sociedade o quanto a vigilância sanitária está presente no cotidiano das pessoas - nos produtos que consomem, nos serviços que freqüentam e no ambiente em que vivem - e o quanto sua falta pode resultar em problemas de saúde ou em grandes tragédias sanitárias", explica Marismary Horsth De Seta, pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) e coordenadora da mostra.

"Duas frases nortearam nosso trabalho. Uma do Gonçalo Vecina Neto, ex-diretor presidente da Anvisa, - 'Poucos sabem o que a Vigilância pode oferecer e qual é o valor dessa oferta' - e outra do Gastão Wagner, ex-secretário de Saúde de Campinas, - 'Quando a sociedade é devidamente informada, ela sabe o que fiscalizar ou exigir dos gestores públicos''', lembra a pesquisadora, completando: "Essa mostra é o reconhecimento de que a VISA deve atuar como voz promotora da cidadania e da melhoria da qualidade de vida da população, a qual nem sempre tem as informações que necessita no momento de fazer escolhas que preservem sua saúde".

Depois de Mogi das Cruzes, a mostra volta para o Rio de Janeiro, onde será montada no Museu da Vida, na Fiocruz, de abril a junho deste ano.

Humor e interatividade cativam o público

A exposição, que apresenta a vigilância sanitária à população de forma lúdica, por meio do humor e da interatividade, foi pensada como uma atividade divertida para todas as idades e desenvolvida em quatro módulos. No primeiro - Conhecendo a Vigilância Sanitária (VISA) -, o público é apresentado à VISA, compreendendo o que ela faz, como está organizada no Brasil e quais as suas áreas de atuação. Além disso, recebe dicas sobre como evitar alguns riscos que ameaçam sua saúde no dia-a-dia e aprende que o cidadão pode fazer a fim de se tornar um parceiro da VISA na defesa da sua saúde. No módulo 2 - A história e a memória da Vigilância Sanitária no Brasil -, os visitantes descobrem como a vigilância se desenvolveu em nosso país. Por meio de uma viagem através do tempo, eles retornam à chegada da Família Real no Rio de Janeiro e percorrem uma parte importante da história da Saúde no Brasil.

Mais de 40 trabalhos, de 23 cartunistas, compõem o terceiro módulo da exposição - Humor em VISA, a `I Mostra de Humor em Vigilância Sanitária'-, cujo objetivo é revelar, nos traços ágeis dos artistas, as atitudes mais ridículas do homem e as mazelas da sociedade, a fim de estimular a reflexão sobre a necessidade de se fortalecer a VISA no país e de se agir como verdadeiros cidadãos na defesa do direito à saúde e à vida. No último módulo - Brincando com a Vigilância Sanitária -, as crianças e jovens brincam enquanto aprendem. Como peões, num enorme tabuleiro, eles testam seus conhecimentos enquanto se divertem.

O que pensa quem já viu a exposição

"Estou no último ano de enfermagem e entendia a Vigilância Sanitária como uma instituição 'abstrata'. Com a mostra, essa impressão mudou. Agora, vejo a atuação e a importância da vigilância em todas as situações do dia-a-dia. Estão todos de parabéns pelo empenho de mostrar, com 'leveza' e humor, a realidade, além de terem feito uso de ótimas estratégias como o material visual". (Camila Cantarino - Escola de Enfermagem Ana Nery/UFRJ -, durante o Abrascão 2006 - Rio de Janeiro)

"Vocês estão de parabéns pela belíssima mostra que, de forma simples, clara, inteligente e, sobretudo, envolvente, conseguiu transmitir a essência e a importância da Vigilância Sanitária.
Vamos levar essa mostra cultural para todo o Brasil !". (Alessandra Vaz Silva - Coordenadora VISA Leste - Campinas SP, Abrascão 2006 - Rio de Janeiro)

"A população só é ignorante, no aspecto de cultura e informação, por falta de projetos como esse. Um trabalho espetacular. Parabéns!". (Juliana Ribeiro Martins - III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Brasília, outubro de 2006)

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos