Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Saúde na Habitação e Habitação para a Saúde: tema desperta cada vez mais interesse

"Não queremos apenas formar, e sim oferecer subsídios aos profissionais para a aplicação do conceito de habitação saudável", afirmou a pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) Simone Cynamon Cohen, para as mais de 60 pessoas que participaram do seminário de abertura do curso de Especialização em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis, realizado no dia 4 de março. Na ocasião, Simone, que é coordenadora do curso e da Rede Brasileira de Habitação Saudável (RBHS), explicou que o conceito de habitação saudável não se aplica apenas à moradia, mas a todos os espaços nos quais se vive e trabalha. "O propósito do curso é alcançar cada um deles, buscando resolver os problemas existentes em nível local", completou. Em entrevista ao Informe ENSP, a pesquisadora mostra as razões do sucesso do curso e do projeto, destacando o importante papel que a ENSP vem assumindo nas discussões sobre o tema 'Saúde na Habitação e Habitação para a Saúde'. Simone também vê a inclusão do projeto 'Habitação Saudável' no PAC Manguinhos como uma grande oportunidade para difusão e implementação dessa estratégia.

Informe ENSP: O seminário de abertura do curso foi um sucesso. A que você atribui o grande interesse das pessoas por essa área?

Simone Cynamon Cohen:
Eu penso que são várias razões. O curso está inserido em um projeto mais amplo que é o 'Habitação Saudável da ENSP vai as Prefeituras'. Os municípios, por sua vez, têm uma necessidade premente de capacitar seu corpo técnico para elaboração de Planos Municipais de Habitação e de Saneamento que efetivem a construção de ambientes saudáveis e sustentáveis. Necessidade essa que aumentou muito com os recursos do PAC e com o incentivo que o governo federal vem dando para a implementação de projetos de construção de ambientes saudáveis em nível habitacional e urbano para grandes áreas de vulnerabilidade socioambiental. Tudo isso gera grandes impactos na ampliação dos serviços de saúde, saneamento e habitação, exigindo respostas rápidas em nível de gestão.

Informe ENSP: Já há previsão para a abertura de inscrições para uma nova turma? O curso é só para profissionais de empresas públicas? Quais as expectativas para a área?

Simone Cynamon:
No 2º semestre, serão abertas inscrições para os cursos de atualização. É bom lembrar que o curso foi construído com base em uma estrutura móvel, como a de um Lego. Nossa proposta pedagógica é pautada na evolução progressiva dos cursos modulares. O aluno pode se inscrever em quatro cursos distintos de atualização ou três de aperfeiçoamento ou um de especialização. Quanto ao público alvo, o curso é aberto tanto para profissionais que atuam no âmbito público quanto para aqueles que trabalham em empresas privadas.

Como o curso está inserido num projeto maior, o 'Habitação Saudável da ENSP vai as Prefeituras', a idéia é, numa primeira etapa realizar o curso Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis, de forma presencial ou a distância. Num segundo momento, nossa intenção é oferecer novos cursos, cujo conteúdo programático seja elaborado após consulta prévia às prefeituras do Rio de Janeiro e órgãos afins. Ou seja, nosso objetivo é realizar uma pesquisa de demandas dos temas relevantes ligados à saúde ambiental. Desta forma, acreditamos que parcerias com as prefeituras permitirão a Fiocruz, promover e ampliar sua missão de qualificar e instrumentalizar a sociedade para a melhoria da saúde pública.

Informe ENSP: Quantos e qual o perfil dos alunos inscritos para a primeira turma de especialização?

Simone Cynamon:
Foram 68 inscrições para o curso de Especialização em Espaços Saudáveis e Sustentáveis, 38 das quais homologadas. Quanto à formação, se inscreveram profissionais de inúmeras áreas, dentre as quais, Ciências Biológicas, Fisioterapia, Serviço Social, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Letras; Engenharia Mecânica, Civil, Eletrônica e de Telecomunicações, Química, Gestão Ambiental, Comunicação Social, Geografia, Agronomia, Matemática, Medicina, Psicologia e Enfermagem.

Informe ENSP: Mudando um pouco de assunto, como você vê a inclusão do projeto 'Habitação Saudável' no PAC Manguinhos?

Simone Cynamon:
Eu penso que é uma grande oportunidade para difusão e implementação da prática da estratégia de habitação saudável. Os altos investimentos federais direcionados ao PAC Manguinhos aumentarão as demandas e, conseqüentemente, exigirão a mobilização de diversas áreas profissionais que atuam na área de saneamento e saúde ambiental. Nós temos a missão institucional de responder às novas demandas de conhecimentos e de tecnologias colocadas pelo sistema de saúde brasileiro. O projeto 'Habitação Saudável', por sua vez, pensa o processo de formação com base nas competências dos profissionais, buscando ampliar suas qualificações, contribuindo para que os eles possam atender às novas demandas socioambientais e ampliando suas respectivas autonomias.

Informe ENSP: Qual tem sido o papel da Rede Brasileira de Habitação Saudável e qual tem sido o papel da ENSP na Rede?

Simone Cynamon:
A RBHS é uma ferramenta para operacionalização da política de promoção de saúde no âmbito da habitação. Sua estratégia, de enfoque intersetorial e interdisciplinar, se baseia na participação e na aliança em rede. Tem o propósito de identificar, avaliar e manejar a questão e os problemas da habitação saudável no nível local.

A ENSP, junto com as outras instituições parceiras e componentes da RBHS, desenvolve, num processo coletivo, um plano de atividades baseado na construção de capacidades, em projetos e desenvolvimento de pesquisas, metodologias e procedimentos, em serviços técnico-científicos e em intervenção comunitária. Além disso, também promove a incorporação de tais conceitos pelas instituições técnicas e universitárias, e a incorporação da pesquisa de tecnologias não convencionais para a habitação saudável em programas institucionais. A ENSP, como lugar da coordenação da rede, vem buscando consolidar-se como uma referência em nível nacional em relação ao tema 'Saúde na Habitação e Habitação para a Saúde'.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos