Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Acessibilidade e interatividade são valorizadas no novo portal da ENSP

Tornar o portal da ENSP acessível a pessoas com algum tipo de deficiência foi um dos pontos relevantes para o desenvolvimento do projeto que culminou no novo ambiente tecnológico da Escola. Nessa nova versão, deficientes visuais, por exemplo, podem acessar as informações utilizando programas para leitura de tela, como o Dosvox, o mais usado no Brasil, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e distribuído gratuitamente. Os serviços interativos, como o Informe ENSP, a Biblioteca Multimídia e as redes de relacionamento, também são destaques do novo projeto.

De acordo com a enciclopédia digital Wikipédia, acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população. Na Internet, o termo acessibilidade refere-se também a recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos sítios, independente de terem alguma deficiência ou não. As recomendações abordam desde o tipo de fonte a ser usado, bem como seu tamanho e cor, de acordo com as necessidades do usuário, até recomendações relativas ao código (HTML e CSS, por exemplo). O portal corporativo da ENSP atende a todos esses requisitos.

O novo ambiente digital da Escola é resultado do trabalho de cerca de um ano de dedicação da equipe da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI). Para o seu lançamento, foram realizados testes e avaliações para assegurar o melhor resultado em termos de acessibilidade digital. Como todo projeto digital, o portal estará em constante atualização e desenvolvimento. Por isso, a equipe da CCI conta com a colaboração de todos os usuários, tanto de dentro da Escola quanto de fora, para nos ajudar a continuar construindo um ambiente seguro, confiável e de compartilhamento de informações e de conhecimento produzidos na Escola. Para isso, caso encontre alguma dificuldade para acessar o conteúdo deste portal, utilize o formulário de contato e relate sua experiência.

Redes de relacionamento

O portal da ENSP também chega com uma inovação: a possibilidade de o usuário construir redes de relacionamento. Dessa forma, a ENSP - assim como empresas privadas e outras instituições públicas - segue padrões de comportamento adotados pela população brasileira na internet, como a criação e o uso de redes de relacionamento como o Orkut. Nesta versão do portal ENSP, o usuário tem a chance de criar sua rede de relacionamento na área de saúde pública, participando de comunidades virtuais, criando blogs, e se comunicando em tempo real com pessoas com as mesmas afinidades profissionais e pessoais.

Informe ENSP

O Informe ENSP está completando dez anos, com uma média diária de três mil acessos e mais de cinco mil assinantes cadastrados, que recebem o boletim eletrônico todos os dias em sua caixa de e-mails. Ao longo de sua trajetória, muitas mudanças ocorreram, tanto no design quanto na arquitetura. Uma das alterações mais importantes aconteceu em maio de 2006, com o lançamento da última versão: a inclusão do campo de comentários no fim das matérias. Foi o primeiro passo dado em direção à interatividade de seus usuários e à democratização da informação. Em 2007, o Informe ENSP recebeu quase mil comentários em suas matérias, garantindo espaço para que todos possam expressar suas opiniões sobre os temas abordados nas notícias.

Biblioteca Multimídia da ENSP

Buscando garantir a transparência na gestão e o acesso irrestrito às informações, a ENSP lançou, em agosto de 2007, a sua Biblioteca Multimídia, o segundo produto interativo da Escola e o primeiro que permitiu ao usuário a inclusão de conteúdo digital (vídeos, artigos, power points, etc). O objetivo é prover acesso, compartilhar informações e conhecimentos na área da saúde pública e estimular a interação e a participação ativa dos usuários, que, nesta nova versão, são produtores e consumidores de informação.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos