Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ProgeSUS: alunos aprovam curso de especialização

Após pequena mudança no calendário inicial, começarão na segunda-feira (25/02), em São Paulo, as aulas da Unidade de Aprendizagem II da turma Sul/Sudeste do 1º curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que está sendo realizado no âmbito do 'Programa de qualificação e estruturação da gestão do trabalho e da educação no SUS' (ProgeSUS). O curso formará um total de 120 especialistas até maio de 2008, divididos em três turmas regionais de 40 alunos: Sul/Sudeste, Norte/Centro-Oeste, ambas a cargo da ENSP, e Nordeste, sob responsabilidade do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CpAM/Fiocruz).

As aulas em São Paulo irão até o dia 7 de março. Na Região Nordeste, a Unidade será ministrada, em Recife, de 3 a 14 de março; e para a turma Norte/Centro-Oeste, as aulas serão em Brasília, no período de 24 de março a 4 de abril.

Constituído por três unidades presenciais de aprendizagem e uma de trabalho de campo, o curso tem por objetivo preparar os profissionais de gestão do trabalho comprometidos com as políticas públicas de saúde e dispostos a implementar processos de mudança nas estruturas organizacionais da área.

O curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde é fruto de uma cooperação que envolve, além da ENSP e do CPqAM, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), o Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj), o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG), a Faculdade de Ciências Médicas (SCMSP), o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc/PPGASC/UFES), o Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFMT), o Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFPA) e Núcleo de Saúde Coletiva (NESC/UFRN).

Alunos destacam relevância do curso

Ministrada em julho de 2007 - no Rio de Janeiro, em Brasília e em Recife -, a primeira unidade de aprendizagem presencial do curso foi muito bem avaliada pelos alunos e isso, segundo Eliane dos Santos de Oliveira (na foto), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Recursos Humanos em Saúde (Nerhus/ENSP/Fiocruz) e membro da equipe do ProgeSUS, além de confirmar as expectativas servem de estímulo para a realização do trabalho.

"O curso foi de grande valia e importância para os profissionais do SUS. A proposta é excelente e deve ser divulgada para outras áreas ligadas ao trabalho do SUS". (Aluno de especialização - turma de Recife)

"O curso trará formas e fontes essenciais para barganhar junto ao gestor, seja ele de saúde ou de administração - o verdadeiro papel da gestão do trabalho em saúde". (Aluno de especialização - turma do Rio de Janeiro)

"O curso possibilitou a discussão de questões importantes vivenciadas pelas diversas realidades, permitindo, assim, a socialização do conhecimento e da percepção de diferentes formas de fazer a gestão do trabalho". (Aluno de especialização - turma de Brasília)

Curso de atualização completa a proposta

Juntamente com cada unidade de aprendizagem do curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o ProgeSUS prevê a realização de um curso de atualização voltado para uma clientela específica - 20 alunos indicados pelos gestores dos estados e municípios. Nesse segundo momento, em cada localidade, será realizado o Curso de Atualização em Política Educacional e Legislação do Ensino.

A idéia, nesse segundo momento, é repetir o sucesso do curso de atualização em Informação e Informática em Gestão do Trabalho e da Educação no SUS, desenvolvido em parceria com os pesquisadores Miguel Murat (Daps/ENSP) e Ilara Hammerli (DCS/ENSP) e oferecido juntamente com a Unidade de Aprendizagem I do curso de especialização.

"Dentre os pontos positivos do primeiro curso de atualização, os alunos das três turmas destacaram: o conhecimento altamente relevante e a excelência dos métodos didáticos, as trocas de experiências com professores e alunos de outras realidades, a socialização de problemas, o intercâmbio de idéias, a abertura para o debate, a agilidade dos tutores para responder as perguntas, a alta qualidade do material didático, a relevância dos temas apresentados para a área de gestão e o conhecimento de diversas fontes existentes", enumerou Eliane.

Conheça o ProgeSUS

A proposta do ProgeSUS, desenvolvida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (Sgtes/MS) e pactuada pelo Ministério com os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), atende a uma demanda de qualificação dos profissionais que trabalham na área de RH do SUS, tornando-se fundamental para a reestruturação - ou, em alguns casos, para a própria estruturação - e fortalecimento da gestão de trabalho no sistema de saúde, principalmente nos estados e municípios.

O programa foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2006, com o objetivo de propor diretrizes organizacionais e oferecer ferramentas, suporte e mecanismos para a organização, modernização e profissionalização da gestão do trabalho e da educação nas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de todo o país, e qualificar profissionais que gerenciam e administram cerca de 2,5 milhões de trabalhadores do SUS.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos