Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Ministério da Saúde abre inscrições de trabalhos para Mostra e Concurso sobre Saúde da Família

O Ministério da Saúde abriu, dia 1º de janeiro as inscrições de trabalhos para a 3ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família e do 3º Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família. As inscrições dos trabalhos estão abertas, no site www.saude.gov.br/dab, até o dia 31 de Março. A Mostra ocorrerá entre os dias 5 e 8 de agosto de 2008, em Brasília, quando serão conhecidos os trabalhos vencedores.

O evento tem por objetivo incentivar, divulgar e valorizar o trabalho das mais de 28 mil Equipes da Saúde da Família, que atendem mais de 88 milhões de brasileiros, na Atenção Básica à Saúde. Além propiciar espaços de aperfeiçoamento das práticas profissionais em Atenção Básica/Saúde da Família, contribuir para a sustentação da AB/SF como política de organização das Redes de Atenção do SUS, fortalecer o ideário da PNAB como eixo estruturante do Pacto pela Saúde e a qualificação das Equipes de Saúde da Família a partir de resultados obtidos na atenção à saúde, ampliar o debate sobre Atenção Primaria à Saúde por meio da troca de experiências nacionais e internacionais, promover atualização sobre temas relevantes para as praticas em Atenção Básica.

Presente em praticamente todo o território nacional, a estratégia Saúde da Família é uma das políticas públicas sociais que tem ampliado o acesso ao Sistema Único de Saúde a milhões de brasileiros, por meio das práticas preventivas, de promoção, de tratamento e reabilitação, de maneira resolutiva.

A 3ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família integra as comemorações dos 15 anos de implantação da estratégia Saúde da Família no país. Das 345 equipes iniciais, em 1993, hoje a Saúde da Família representa um contingente de profissionais.

Os Agentes Comunitários de Saúde já somam mais de 220 mil profissionais qualificados. Frente a todo este universo de trabalhadores - cada um deles atuando numa realidade própria e, conseqüentemente, chegando a soluções diferentes e criativas - o Ministério da Saúde quer possibilitar o compartilhamento do conhecimento e experiências que acontecem nas diferentes regiões do país, onde, por meio de sua sistematização, amplie-se os elementos que subsidiem a qualificação da Atenção Básica no Brasil.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos