Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Gestores do SUS II: 13 estados finalizam o curso

A segunda versão do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS está sendo finalizada em diversas partes do país. Ao todo, 13 estados estão encerrando o curso neste ano de 2012. Os outros 14 estados envolvidos realizaram seus encerramentos ainda em 2011. Na reunião de encerramento das turmas do Rio de Janeiro, realizada na ENSP em 9 de fevereiro, seus integrantes decidiram criar um grupo do CNQGS na rede social Facebook para o compartilhamento dos produtos do curso, troca de experiências e novidades da área.

Esse grupo foi intitulado Q GESTORES EAD ENSP-FIOCRUZ. Segundo seus criadores, a ideia é conseguir reunir também os tutores e os alunos da primeira versão do CNQGS. Esse grupo é fechado a convidados, e para solicitar a participação o interessado precisa ter uma conta no Facebook.

Neste ano, os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais já encerraram o curso. Todos os outros estados já agendaram suas datas de encerramento. Os primeiros estados a realizar o encerramento foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Ceará, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Espírito Santo e Paraíba.

A primeira reunião de avaliação do CNQGS II lançou o projeto de avaliação dos impactos produzidos na gestão do SUS nos territórios onde o curso acontece. Essa avaliação visa, na dimensão política, analisar o desenvolvimento das relações das Escolas com as instâncias de gestão do SUS, o fortalecimento do aluno-equipe nos territórios, a regionalização e a introdução de inovações na gestão. Já nos aspectos pedagógicos, serão avaliados os resultados relacionados ao número de alunos formados.

Esse projeto foi desenvolvido por uma equipe de professores da Faculdade de Educação da Unicamp, em parceria com a Coordenação Nacional do CNQGS II e a equipe de Formação de Tutores do EAD. A primeira reunião aconteceu nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na ENSP. A segunda Reunião de Avaliação do CNQGS II está prevista para acontecer em abril de 2012 e contará com os 13 estados que encerram o curso em 2012.

Os coordenadores do curso já estudam a possibilidade da realização de sua terceira versão, pois têm grande interesse na realização desse projeto, além de existir uma grande demanda no País, segundo Victor Grabois, pesquisador da Escola de Governo em Saúde (EGS/ENSP) e integrante da coordenação.

*Fotos do encerramento das turmas do estado do Rio de Janeiro

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos