Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ProgeSUS inicia processo seletivo para curso na Paraíba

O Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (ProgeSUS) dará início, nos dias 17 e 18 de janeiro, ao processo seletivo para capacitação e qualificação dos profissionais da gestão do trabalho e da educação em saúde no estado da Paraíba. O curso de especialização em Gestão do Trabalho e Educação da Saúde do SUS será voltado para profissionais que atuam na gestão de recursos humanos da Secretaria Estadual de Saúde e das secretarias municipais de Saúde da Paraíba. A ENSP, enquanto instituição que titula o curso e coordenadora nacional do componente capacitação do ProgeSUS, participará da composição do seu processo seletivo.

Atualmente, nove cursos do ProgeSUS estão em execução em todo o país e a projeção é que mais três se iniciem ainda em 2012. Ao todo, o programa possui 19 instituições acadêmicas parceiras. No dia 20 de dezembro de 2011, a pesquisadora da ENSP e coordenadora nacional dos Cursos de Especialização do Programa, Neuza Moysés, participou da abertura da turma do Maranhão, constituída a partir da parceria com a Universidade Federal do mesmo estado.

A turma na Paraíba será formada por meio da parceria entre a ENSP e o Centro Formador de Recursos Humanos do Estado (Cefor-PB). De acordo com Neuza Moysés, a possibilidade de realizar cursos em diferentes estados se deve à parceria com o Ministério da Saúde, o Conass e o Conasems. O programa já concluiu onze turmas de especialização com uma média de trinta participantes gestores por turma, em 2011, e organizou um banco de docentes que reúne mais de 200 profissionais especializados na área da gestão do trabalho e educação em saúde, cobrindo todas as regiões do país. "Buscamos a qualificação dos gestores do trabalho e da educação em saúde do país e fazer com que a sua atuação seja competente e especializada. Trata-se de um investimento nacional", reconheceu.

O ProgeSUS

O Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (ProgeSUS) foi criado para consolidar uma política que pressupõe a valorização do trabalhador da Saúde e do seu trabalho como fundamentais para o fortalecimento do SUS, busca qualificar os setores de recursos humanos das secretarias estaduais e municipais, além de melhorar as condições de trabalho desses gestores.

É disposto em quatro componentes estruturantes. O primeiro é a cooperação financeira para a modernização dos setores de Recursos Humanos das secretarias estaduais e municipais. O segundo é a capacitação dos profissionais do setor, coordenada pela ENSP, que também desenvolve diversos subprojetos na área, entre eles o Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Recursos Humanos em Saúde (Nehrus/Daps/ENSP/Fiocruz).

Os outros dois componentes são a construção e disponibilização, pelo Ministério da Saúde, de ferramentas na área de tecnologia da informação para os estados e municípios que desejarem implantar o Sistema de Informação Gerencial para o setor de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e a integração desses sistemas por meio do Sistema Nacional de Informações em Gestão do Trabalho do SUS, o InforSUS.

A atual gestão da Secretaria de Gestão do Trabalho vem avaliando e propondo algumas modificações no âmbito do programa, porém, o componente capacitação vem tendo continuidade.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos