Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP discute dilema público/privado para a 14ª CNS

As vésperas da 14ª Conferência Nacional de Saúde, um dos principais momentos da saúde pública brasileira em 2011, o Centro de Estudos da ENSP promove o segundo debate preparatório para o evento. O tema desta vez será O sistema de saúde brasileiro e o dilema público/privado: continuidades e mudanças, tendo como expositores Aquilas Mendes, da Faculdade de Saúde Pública da USP e Maria Angélica Borges dos Santos, da Escola de Governo em Saúde da ENSP. O Ceensp está marcado pra o dia 23 de novembro, às 14 horas, no salão internacional da ENSP, e é aberto a todos os interessados.

A atividade será coordenada pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz, Silvia Gerschman.

14ª CNS

A 14ª Conferência Nacional de Saúde tem com tema Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro e seus debates acontecerão em torno da política de saúde na seguridade social, da participação da comunidade e controle social e da gestão do SUS (financiamento; pacto pela saúde e relação público-privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde).

Mais informações em http://conselho.saude.gov.br/14cns/index.html.

Centro de Estudos da ENSP

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com a discussão dos diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade da saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

Em 2011, foram dezesseis sessões realizadas, cujos temas abordaram: fatores da feminilização da Aids no Brasil; a efetividade e segurança dos anorexígenos; os resultados da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária no Brasil AMS/IBGE (dados de 2009); os conflitos da Mesa de Negociação do SUS; a necessidade da participação da sociedade no debate sobre a patente de medicamentos; a importância do Cartão SUS como uma ferramenta de modernização do sistema público de saúde brasileiro; debate ético e moral sobre a questão do aborto, envolvendo profissionais de saúde e do sistema judiciário brasileiro; debate sobre os conceitos de Cabanis e Flexner para a saúde pública; os prós e contras da campanha de desarmamento voluntário no Brasil; regionalização da saúde; e direito à saúde.

Além disso, o Ceensp também promoveu uma série de encontros em que foi debatida a edição especial brasileira de uma das mais influentes publicações médicas do mundo, a revista inglesa The Lancet, que, pela primeira vez, lançou um volume especial sobre o tema; a importância da 14ª CNS para o país; a relação entre o sistema de saúde e o sistema judicial brasileiro; a questão das terapias celulares do ponto de vista da regulação; e
o papel dos grandes eventos esportivos no Brasil e seus impactos para a sociedade. Confira a cobertura dos Centros de Estudos realizados e acesse a programação dos próximos encontros no endereço www.ensp.fiocruz.br/ceensp.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos