Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Debate sobre acesso aberto será transmitido pela internet

Política de Acesso Aberto da Universidade do Minho: relato de experiência e perspectivas é o título da palestra que o pesquisador Eloy Rodrigues, um dos responsáveis pela definição da política de acesso livre da instituição portuguesa, fará na abertura do Seminário Acesso Aberto ao Conhecimento, que acontecerá na ENSP no dia 22 de novembro, a fim de discutir o processo institucional de adoção da política de acesso livre. O evento, aberto ao público, será realizado das 9h às 17h no auditório térreo da Escola. Na ocasião, a ENSP vai inaugurar seu serviço de transmissão de eventos pela internet. A Escola investiu em equipamentos de transmissão on-line com o objetivo de ampliar a visibilidade de suas atividades acadêmicas e científicas e compartilhar esse conhecimento com pessoas que residem fora do Rio de Janeiro, sede da ENSP.


Esta é a segunda vez que a ENSP realiza um seminário para discutir o acesso livre ao conhecimento científico. O primeiro ocorreu em abril deste ano, na abertura do ano letivo, e reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir questões como os impactos do acesso livre na produção acadêmica, as mudanças na comunicação da divulgação científica e a inovação no ensino.

Desta vez, a Escola pretende discutir o processo institucional que resultará na adoção de uma política institucional de informação baseada nos princípios do acesso aberto na ENSP. Esse processo foi iniciado a partir do primeiro seminário, com a criação de uma comissão interna para propor diretrizes para a política. O papel da comissão é elaborar normas administrativas que regulem e garantam o acesso livre à produção intelectual da Escola.

Além da palestra de Eloy Rodrigues, que acontecerá às 10h30, o Seminário Acesso Aberto ao Conhecimento também contará com a presença de Allan Rocha de Souza, doutor em Direito Civil pela Uerj, que abordará os Direitos Autorais na Política de Acesso Aberto da ENSP/Fiocruz, às 11h30.

Acesso livre deverá reduzir custos e promover maior rapidez no fluxo da informação científica

Segundo o Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica, o paradigma do acesso livre à informação, além de outros aspectos, resultará também na otimização dos custos de registro e acesso à informação, além de promover maior rapidez no fluxo da informação científica e no desenvolvimento científico e tecnológico. O documento aponta ainda para a necessidade do posicionamento favorável da sociedade brasileira ao acesso livre. De acordo com ele, "é necessário aderir ao movimento mundial e estabelecer uma política nacional de acesso livre à informação científica, mediante o apoio de toda a comunidade científica, com o envolvimento não apenas das suas organizações, mas, obrigatoriamente, dos pesquisadores e das agências de fomento".

A ENSP reconhece os direitos autorais, sejam eles morais ou patrimoniais, em relação ao conhecimento produzido e entende que é obrigação das instituições públicas garantir que a sociedade tenha acesso a ele. Com a adoção de determinadas ações, a Escola contribuirá para ampliar o acesso ao conhecimento por ela produzido, além de dar transparência aos investimentos e às ações realizadas. Dessa forma, o amplo e livre acesso aos resultados das pesquisas também colabora, de forma importante, para o controle social.

Ao longo de 2011, a ENSP vem realizando um conjunto de ações que reafirmam seu compromisso com a política de acesso aberto na instituição. São elas:

• Organização e realização do Seminário Internacional de Acesso Livre ao Conhecimento - abril de 2011;
• Acessibilidade ao material didático produzido no âmbito de seus cursos de Educação a Distância;
• Mapeamento de suas atividades para definição de política institucional de acesso aberto;
• Página eletrônica para o Movimento de Acesso Aberto na Escola;
• Lançamento da fan page na rede social Facebook sobre as iniciativas de acesso aberto;
• Desenvolvimento de novo Repositório Institucional para acesso livre à sua produção científica.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos