Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Segurança do paciente na Europa em debate na ENSP

A ENSP vai participar da tradução para o português de cursos on-line oferecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na área de Segurança do Paciente. O processo será feito por meio do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) e terá a participação do pesquisador convidado Paulo Souza, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Na ocasião, Paulo Souza ministrará palestra para os alunos de pós-graduação da ENSP sobre o panorama europeu da segurança do paciente. O encontro, que acontecerá no dia 10/11, às 13h30 horas, no salão internacional, será aberto a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia. Além disso, ainda no Brasil, Souza tratará dos últimos detalhes para a construção de uma nova página eletrônica - Efeitos adversos - que ficará no site do projeto Proqualis e será desenvolvida em parceria com o pesquisador da ENSP Walter Mendes.

Segundo a OMS, a segurança dos pacientes é um princípio fundamental dos cuidados de saúde, pois cada etapa do processo de prestação de cuidados contém certo grau de insegurança inerente. Portanto, desde 2004, a OMS Segurança do Paciente começou a desenvolver uma gama de materiais para treinamento e formação para ajudar indivíduos e organizações na melhoria de sua compreensão e conhecimento sobre a segurança do paciente. De acordo com Walter Mendes, em outros países, grupos que tratam desse tema já começaram a fazer traduções desses cursos para suas línguas, como o francês e o espanhol, mas hoje esses materiais de formação estão disponíveis apenas em inglês, na área Education & Training, Patient safety, que fica localizada no menu Programmes and projects, na página inicial da OMS.



"Aqui na ENSP, eu e outros pesquisadores que lidam com o tema da segurança do paciente, entre eles Mônica Martins e Suely Rozenfeld, já trabalhamos em parceria com Paulo Souza há cerca de dois ou três anos para a troca de experiência na área. Mas essa vinda dele ao Brasil se deu principalmente para a tradução dos cursos da OMS. Durante as reuniões que serão realizadas vamos dividir tarefas e organizar o fluxo de trabalho. Para tanto, também será realizada, nesta terça-feira, 8/11, uma teleconferência com a coordenadora da rede ePORTUGUÊS, da unidade de eHealth da OMS, Regina Ungerer, para fecharmos os últimos detalhes da tradução", explicou Mendes.

Após serem traduzidos, os vídeos em português de formação e educação ficarão disponíveis tanto na página da OMS quanto no site do Proqualis. Esse Centro Colaborador, vinculado ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) visa à disseminação ampla de informação selecionada e atualizada sobre a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos pacientes e sobre medidas que garantam a sua segurança para todos os envolvidos nessa cadeia de prestação de cuidados. A coordenação geral do Proqualis está a cargo de Claudia Travassos (Icict/Fiocruz). Pela ENSP, além de Walter, Monica Martins e Sueli Rozenfeld, o Proqualis também conta com a participação do pesquisador da Escola de Governo em Saúde da ENSP (EGS), Victor Grabois, como coordenador executivo deste Centro Colaborador.

Depois de concluído o processo para a tradução, no dia 9/11, Paulo se reunirá com alguns pesquisadores do Departamento de Administração e Planejamento da ENSP para conhecer um pouco mais a experiência de algumas das linhas de pesquisa já trabalhadas na ENSP/Fiocruz e que estão sendo desenvolvidas e implementadas na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.



Nova página eletrônica e palestra estão na agenda de convidado

Na quinta-feria, 10/11, Walter Mendes e Paulo Souza vão acertar os últimos detalhes para o desenvolvimento de uma nova área para o site do Proqualis sobre efeitos adversos. O site, que já conta com duas grandes áreas, que são Informação Clínica e Segurança do Paciente, terá, agora, uma nova página, que trará informações atuais e relevantes para contribuir para a melhoria dos serviços e sistemas de saúde. Fechando sua agenda de atividades na ENSP, o pesquisador português dará uma aula para os alunos de pós-graduação da Escola, intitulada Segurança do paciente: um panorama europeu. A palestra, aberta a todos os interessados, também contará com a participação de outros profissionais que trabalham com o tema em estabelecimentos de saúde do SUS.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos