Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro de Estudos discute aspectos éticos e materiais da terapia celular

O caso das práticas de terapia celular: alguns aspectos éticos e materiais para uma receita inovadora é o tema da próxima edição do Centro de Estudos da ENSP, no dia 9 de novembro. A atividade, coordenada pela pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Jeni Vaitsman, trará a professora do Institute d'Études Politiques da Universidade de Grenoble, Virginie Tournay, para falar de terapias celulares do ponto de vista da regulação. Com o objetivo de discutir diferentes problemas políticos e éticos relacionados ao tema, o encontro, marcado para as 14 horas no Salão Internacional da ENSP, será aberto a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia. Haverá tradução simultânea.

Os estudos mais recentes e futuros da professora Virginie Tournay giram em torno de ciência e tecnologia e estudos políticos, desenvolvendo uma teoria evolucionista de instituições sociais e outros arranjos. Em anexo encontra-se disponível, em inglês, o currículo da professora. A discussão sobre os aspectos éticos e políticos das práticas de terapias celulares contará com o pesquisador do DCS/ENSP Sergio Tavares de Almeida Rego como debatedor.



Centro de Estudos da ENSP

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com a discussão dos diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade da saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

Em 2011, foram doze sessões realizadas, cujos temas abordaram: fatores da feminilização da Aids no Brasil; a efetividade e segurança dos anorexígenos; os resultados da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária no Brasil AMS/IBGE (dados de 2009); os conflitos da Mesa de Negociação do SUS; a necessidade da participação da sociedade no debate sobre a patente de medicamentos; a importância do Cartão SUS como uma ferramenta de modernização do sistema público de saúde brasileiro; debate ético e moral sobre a questão do aborto, envolvendo profissionais de saúde e do sistema judiciário brasileiro; debate sobre os conceitos de Cabanis e Flexner para a saúde pública; os prós e contras da campanha de desarmamento voluntário no Brasil; regionalização da saúde; e direito à saúde.

Além disso, o Ceensp também promoveu uma série de encontros em que foi debatida a edição especial brasileira de uma das mais influentes publicações médicas do mundo, a revista inglesa The Lancet, que, pela primeira vez, lançou um volume especial sobre o tema, além de uma série de debates sobre a temática da 14ª CNS. Confira a cobertura dos Centros de Estudos realizados e acesse a programação dos próximos encontros no endereço www4.ensp.fiocruz.br/ceensp/

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos