Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Saúde e equidade na economia verde

Marina Lemle*

Como incluir a melhora dos determinantes sociais da saúde nas políticas e investimentos em desenvolvimento sustentável e mitigação da mudança climática no Brasil e no mundo? Para discutir perspectivas, experiências e propostas, a Organização Mundial de Saúde, o Ministério da Saúde e a Fiocruz, por meio do Centro Colaborador Opas/OMS em Saúde Pública e Ambiente, promovem, nesta quarta-feira (19/10), em paralelo à Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, a mesa-redonda Saúde e equidade na economia verde. O evento reunirá líderes políticos e painelistas internacionais, das 9h às 12h, nas salas Flamengo & Copacabana do Hotel Sofitel (Av. Atlântica 4.240, Copacabana, Rio de Janeiro).

A OMS realizou análises de políticas em cinco setores da economia (transportes, habitação, energia doméstica, serviços de saúde e agricultura), propostas pelo Painel Internacional sobre Mudança Climática (IPCC), e identificou medidas que podem beneficiar a saúde. O evento visa discutir experiências e ações em alguns setores da economia que respondam a ambas as agendas (clima e saúde) e definir propostas para as discussões globais que terão lugar na COP em Durban, África do Sul, em dezembro 2011, e na Rio+20, em junho de 2012.

Para o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Sáude do Trabalhador (DSAST), Guilherme Franco Netto, a expectativa é de que as abordagens colocadas na mesa contextualizem desafios, avanços e perspectivas nas relações entre mudança climática, desenvolvimento sustentável e saúde.

"Em particular, no caso do Brasil, há muito interesse que possamos trazer evidências de como as agendas de combate à miséria e à pobreza extrema, tais como programa Brasil sem Miséria, Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida etc., possibilitam o diálogo com as estratégias da política e do plano nacional de mitigação e adaptação da mudança do clima, ambas integrantes das ações sobre a determinação social da saúde", afirma Franco Netto.

A Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde prosseguirá até o dia 21.

*repórter da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos