Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Evento discute mudanças climáticas e desastres naturais

Em alusão às comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ao Dia Nacional de Redução de Desastres de Origem Natural e à Semana Nacional de Redução de Desastres, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres (Fiocruz/UFRJ/UFF) realizam a palestra Mudanças climáticas e desastres naturais - lições da Região Serrana para o alerta, respostas e prevenção de riscos. O evento é coordenado pelo pesquisador Carlos Machado e está marcado para o dia 19 de outubro, às 9h30, no salão internacional da ENSP.

A atividade terá como palestrantes a subsecretária de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), Hellen Miyamoto, e o coronel Roberto Robadey Júnior, da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SECD e CBM-RJ). O evento ainda terá como debatedor o pesquisador do Observatório do Clima e Saúde da Fiocruz, Cristovam Barcellos, além do subsecretário municipal de Defesa Civil, o tenente-coronel Márcio Moura Motta.

Em 2011, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será comemorada de 17 a 23 de outubro com o tema Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos. Além disso, o evento também abordará o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de alertar para a temática dos desastres naturais, suas formas de prevenção e mitigação, assim como de capacitação da sociedade para enfrentá-los.

Fiocruz coordena Observatório Nacional de Mudanças Climáticas

Preocupado com as mudanças climáticas e suas repercussões sobre a Saúde no Brasil, o Ministério da Saúde solicitou que a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), ambas unidades da Fiocruz, criassem o Observatório Nacional de Mudanças Climáticas com o objetivo de reunir dados sobre clima, saúde, meio ambiente, economia e demografia gerados por diversas instituições, para estabelecer uma rede cooperativa, a fim de discutir propostas e desenvolver estratégias para a área.


O Observatório, lançado no final de 2008, é coordenado pelos pesquisadores Christovam Barcellos (Icict) e Sandra Hacon (ENSP) e conta com a parceria de instituições como Datasus, IBGE, Ibama, Ministério do Meio Ambiente, secretarias estaduais e municipais de Saúde e instituições de ensino federais e estaduais. É parte integrante da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede-Clima), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Rede-Clima propõe políticas e estratégias para lidar com as mudanças climáticas.

Chuva e tragédia na Região Serrana do RJ

Em janeiro de 2011, a catástrofe provocada pelas chuvas causou a morte de mais de 900 pessoas na Região Serrana do Rio de Janeiro. As principais cidades da região foram devastadas e 30 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas. Agora, nove meses após o acidente, as autoridades do governo do estado do Rio de Janeiro debaterão as lições aprendidas e a possibilidade de prevenção de riscos na região.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos