Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Ceensp debaterá regionalização da política de saúde

A próxima edição do Centro de Estudos da ENSP debaterá, no dia 5 de outubro, os resultados da pesquisa Avaliação Nacional das Comissões Intergestores Bipartites (CIB): as CIB e os modelos de indução da regionalização no SUS. Com o tema Regionalização e relações federativas na política de saúde do Brasil, o Ceensp receberá a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Ana Luiza d`Ávila Viana, e a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP/Fiocruz Luciana Dias de Lima, ambas organizadoras do livro Regionalização e relações federativas na política de saúde do Brasil, fruto de ampla pesquisa sobre os condicionantes da regionalização da saúde no período de 2007 a 2010. O encontro, marcado para as 14 horas no salão internacional da ENSP, será aberto a todos os interessados e não é necessário inscrição prévia.

A debatedora será a coordenadora Geral de Cooperação Interfederativa da secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Isabel Maria Vilas Boas Senra. Na ocasião, será feito o lançamento do livro organizado por Luciana e Ana Luiza.

A pesquisa Avaliação Nacional das Comissões Intergestores Bipartites (CIB): as CIB e os modelos de indução da regionalização no SUS teve como objetivo principal analisar os processos de regionalização em saúde nos estados brasileiros, identificando o contexto e seus condicionantes históricos e político-institucionais, no período de 2007 a 2009. Procurou ainda identificar o papel das Comissões Intergestores Bipartites na regionalização em saúde.

Ela contou com a participação de ampla equipe de pesquisadores, envolvendo três instituições de pesquisa - ENSP, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso -, e com o apoio financeiro da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.


Centro de Estudos da ENSP

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com a discussão dos diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade da saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

Em 2011, foram dez sessões realizadas, cujos temas abordaram: fatores da feminilização da Aids no Brasil; a efetividade e segurança dos anorexígenos; os resultados da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária no Brasil AMS/IBGE (dados de 2009); os conflitos da Mesa de Negociação do SUS; a necessidade da participação da sociedade no debate sobre a patente de medicamentos; a importância do Cartão SUS como uma ferramenta de modernização do sistema público de saúde brasileiro; debate ético e moral sobre a questão do aborto, envolvendo profissionais de saúde e do sistema judiciário brasileiro; debate sobre os conceitos de Cabanis e Flexner para a saúde pública; os prós e contras da campanha de desarmamento voluntário no Brasil.

Além disso, o Ceensp também promoveu uma série de encontros em que foi debatida a edição especial brasileira de uma das mais influentes publicações médicas do mundo, a revista inglesa The Lancet, que, pela primeira vez, lançou um volume especial sobre o tema, além de uma série de debates sobre a temática da 14ª CNS. Confira a cobertura dos Centros de Estudos realizados e acesse a programação dos próximos encontros no endereço www.ensp.fiocruz.br/ceensp/.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos