Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Programa de Qualidade da Atenção Básica entrará na fase III

Integrante do Comitê Coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária em Saúde (APS), a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) deverá participar do processo de avaliação externa (fase III) do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde (DAB/SAS), do Ministério da Saúde (MS). O objetivo do programa é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, de maneira a possibilitar maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

O PMAQ, instituído pela Portaria de nº 1.654 GM/MS, de 19 de julho de 2011, foi produto de um importante processo de negociação e pactuação das três esferas de gestão do SUS, nas quais o Ministério da Saúde e os gestores municipais e estaduais, representados pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), respectivamente, debateram e formularam soluções para viabilizar um desenho do programa que possibilite a ampliação do acesso e melhoria da qualidade da atenção básica em todo o Brasil.

"O programa é bem-vindo e vai avaliar a atenção básica de forma sistemática, buscando promover sua qualidade. Contribuir com esse processo é quase uma obrigação da ENSP, que possui um grupo extenso de pesquisadores que trabalham com APS, além de investir na formação para o campo por meio da residência em saúde da família e o mestrado profissional em Atenção Primária em Saúde na Estratégia de Saúde da Família. O ministério irá promover um censo para avaliar as Unidades Básicas de Saúde de todo país e contribuir para o reconhecimento dessa realidade no país será importante", revelou Ligia Giovanella.

Reunião agregará pesquisadores que atuam no campo

O programa está organizado em quatro fases que se complementam e conformam um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. A primeira fase trata da adesão formal ao programa. A segunda consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde.

A terceira, da qual a ENSP irá participar, baseia-se na avaliação externa; fase em que se realizará um conjunto de ações que averiguem as condições de acesso e de qualidade do total de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do programa. A quarta e última é constituída de um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios, com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.

A pesquisadora Ligia Giovanella representa a Escola no Comitê Coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, criado a partir da parceria da Abrasco com o Departamento de Atenção Básica. Lançada no Seminário Internacional em Atenção Primária à Saúde (APS), em março de 2010, a Rede tem o objetivo de proporcionar a comunicação e articulação entre pesquisadores, profissionais, usuários e gestores, bem como promover a melhoria da utilização dos resultados das pesquisas visando à qualificação da gestão e da APS. "Queremos valorizar os pesquisadores em APS e ampliar o reconhecimento dessa área", afirmou a coordenadora da Rede, Inaiara Bragante.

Em função do convite para participar do processo de avaliação externa (fase III) do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), a Escola Nacional de Saúde Pública realizará uma oficina no dia 3 de outubro com os pesquisadores interessados no tema. A reunião será às 10 horas no 10º andar do prédio Expansão, na sala 1.001.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos