Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Idoso: evento na ENSP lança nova ferramenta de gestão

O mundo está em um acelerado processo de envelhecimento populacional e o Brasil, que acompanha de perto esse ritmo, também apresenta elevadas taxas e muitas preocupações. Nosso país, pioneiro na promulgação de leis de proteção social do idoso e signatário de políticas internacionais relativas ao tema, lida com políticas que não encontram bases para serem monitoradas pela ausência de indicadores confiáveis e relevantes. Visando qualificar esses processos, será lançado, na ENSP, o Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (Sisap-Idoso) - uma inovadora ferramenta de gestão para fornecer informações e indicadores que auxiliem a tomada de decisões e o planejamento de ações voltadas à população idosa em âmbito municipal e estadual. O encontro acontecerá no dia 3/10, às 9h, no salão internacional da ENSP, e é aberto a todos os interessados.

Intitulado Relevância da informação para a construção e efetivação de política pública de saúde do idoso, esse seminário, comemorativo pelo Dia Internacional do Idoso - celebrado em 1º de outubro - reunirá diferentes representantes da área no país e também fará uma homenagem in memoriam ao médico cardiologista e pesquisador da ENSP Mário Antônio Sayeg, pioneiro nos estudos sobre envelhecimento e saúde no Brasil. Além do lançamento da nova ferramenta Sisap-Idoso, o encontro conta com mesas redondas, cujos temas serão O impacto do envelhecimento populacional na América Latina: desafios e oportunidades, Envelhecimento populacional na agenda das políticas públicas brasileiras e Políticas, gestão e atenção à saúde do idoso no SUS.

De acordo com o diretor do Escritório da Fiocruz na África, José Luiz Telles, que durante seis anos coordenou a Área Técnica da Saúde do Idoso e o Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, sem nenhuma dúvida, o Brasil tem muito a comemorar nesse dia nacional. "Avançamos muito, especialmente nas duas últimas décadas, não só em relação à saúde, mas principalmente em relação ao arcabouço legal de defesa dos direitos da população idosa. O Brasil tem expressiva população acima dos 60 anos e isso coloca a todas as políticas públicas desafios imensos, tanto na educação quanto na saúde, previdência etc. Portanto, quando se celebra o dia nacional do idoso em nosso país, não só celebramos a vida, mas também apontamos aos nossos dirigentes o que nós queremos para esse país que envelhece rapidamente, que é a garantia da qualidade de vida dessas pessoas", defendeu Telles.

O Sisap-Idoso é fruto de uma iniciativa conjunta do Laboratório de Informações em Saúde do Instituto de Ciência, Tecnologia e Informação em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz) e da Área Técnica da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde. Telles contou que há quatro anos, quando ainda estava no MS, a pesquisadora do Icict/Fiocruz Dalia Romero apresentou a proposta do Sisap e seu valor já era reconhecido. "Agora, depois de todos esses anos, fizemos dessa proposta uma realidade, e o lançamento no dia 3/10 coroa esse esforço que a Fiocruz, o Icict e a ENSP conjugam para que tenhamos um papel diferenciado nesse processo", disse ele.

Telles lembrou ainda que a Escola foi uma das pioneiras a instituir um curso sobre envelhecimento da população com a visão da saúde pública e que o professor Mário Sayeg foi um visionário quando, já em 1962, apresentava uma perspectiva de que era preciso que a saúde se detivesse a questões próprias do envelhecimento demográfico. "O país estava, naquela altura, iniciando seu processo de transição demográfica. A Escola, portanto, tem uma história nessa área que faz a todos nós comemorarmos esse dia, agora com mais um motivo, que é essa nova ferramenta de gestão", assegurou Telles.

O Sisap-Idoso

O Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso, base de consulta on-line, disponibiliza indicadores de saúde do idoso e de seus determinantes para todos os municípios brasileiros e unidades federadas, assim como políticas e programas que contemplem a saúde do idoso.

No sistema relacionam-se ambas as dimensões com a finalidade de oferecer ao gestor uma ferramenta que precisa acompanhar e monitorar, com informação, as metas e políticas no seu território.

O Sistema compreende os seguintes objetivos centrais:

1. Oferecer aos gestores em saúde informações e indicadores que auxiliem a tomada de decisões e o planejamento de ações voltadas à população idosa, tanto no âmbito municipal como estadual.

2. Sistematizar e acompanhar as políticas, programas e instrumentos de gestão, como o Pacto pela Vida, relacionadss com a saúde do idoso.

3. Oferecer a pesquisadores e interessados na temática informações acerca das condições de saúde e qualidade de vida da população idosa nos diferentes níveis.

4. Propor indicadores diretos ou indiretos de monitoramento de metas e diretrizes pactuadas pelas políticas e programas nacionais e internacionais.

5. Disponibilizar o acesso livre e universal à informação em saúde.

Homenagem a Mário Sayeg

Além de José Luiz Telles, diversos pesquisadores da Fiocruz e de outras instituições também gravaram a homenagem ao médico cardiologista e pesquisador da ENSP Mário Antônio Sayeg, que será apresentada em vídeo no dia 3/10, durante o evento. Entre eles estão o ex-ministro da Saúde e atual diretor executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), José Gomes Temporão; o diretor da ENSP, Antonio Ivo de Carvalho; Antenor Amâncio, Maria Helena Machado e Marluce de Oliveira, todos do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP); a pesquisadora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria Leila Rasina Mendes; Silvia Pereira, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); e Ligia Py, do Conselho Consultivo da SBGG.

Confira a programação

9h - 9h50: Mesa de abertura

Umberto Trigueiros Lima - Diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Antonio Ivo Carvalho - Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)
Silvia Pereira - Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)
Karla Giacomin - Conselho Nacional dos Direitos do Idoso
Luiza Machado - Coordenadora da Área Técnica Saúde da Pessoa Idosa do Idoso/ Dapes/SAS/MS

09h50 - 10h30: Impacto do envelhecimento populacional na América Latina: desafios e oportunidades

Paulo Saad - Chefe da Área de População e Desenvolvimento do Cepal/Celade

10h30 - 11h10: Envelhecimento populacional na agenda das políticas públicas brasileiras

Ana Amélia Camarano - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

11h10 - 12h00: Lançamento do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (Sisap-Idoso)

Dalia Romero - Pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz)

12h - 14h: Almoço

14h - 16h: Mesa redonda: Políticas, Gestão e Atenção à saúde do idoso no SUS
Luiza Machado - Coordenadora da Área Técnica Saúde da Pessoa Idosa do Idoso/ Dapes/SAS/MS
Rejane Laetta - Secretaria Estadual de Saúde
Germana Perissé - Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro
Elyne Engstrom - Coordenadora do projeto Teias-Escola Manguinhos
Edgar Nunes - Coordenador do Centro de Referência do Idoso do HC/UFMG

16h : Homenagem a Mario Sayeg

José Luiz Telles (Ensp/Fiocruz)

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos