Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Saúde, ambiente e urbanismo em debate na ENSP

Entre os dias 27 e 29 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz, a partir das atividades desenvolvidas no âmbito do Coletivo Fiocruz de Promoção da Saúde, organiza a I Oficina Brasileira de Saúde Urbana para a Construção de Políticas Públicas Integradas de Saúde, Ambiente e Urbanismo. A atividade tem por objetivo promover a validação do Documento Indutor de Saúde Urbana, além de visar ao enriquecimento do debate acerca das maneiras de se pensar a saúde urbana e propor subsídios para esse campo. A oficina será coordenada pelas pesquisadoras Simone Cynamon Conhen e Débora Cynamon Kligerman (DSSA/ENSP) e pela VPAAPS. O evento é restrito a convidados.

Na oficina pretende-se validar o documento de referência Indutor de Saúde Urbana. Os participantes devem destacar eixos centrais do documento, a fim de debatê-los na plenária dos painéis - que serão realizadas durante o evento - e nos grupos de trabalho relacionados ao tema. As sugestões feitas pelos participantes, de acordo com o devido encaminhamento, podem constituir ementas ao documento. Dessa forma, é de extrema importância que todos os participantes tenham acesso ao texto.

A partir da leitura do texto, espera-se que os participantes possam apontar possíveis omissões existentes no documento, bem como propostas complementares. Por fim, as sugestões propostas pelos grupos de trabalho serão aprovadas numa plenária final. Pretende-se propor uma consulta pública do documento durante a oficina. Além de promover uma análise crítica do Documento Indutor, transformando-o no Termo de Referência da Fiocruz na área de saúde urbana, a oficina pretende ainda discutir as perspectivas atuais da temática da Saúde Urbana, analisando questões que se farão presentes na Conferência Rio+20, que acontecerá em julho de 2012.

Durante o evento será estimulado o debate integrado de saúde e ambiente, tomando como um dos principais parâmetros a priorização, por parte do Ministério da Saúde (MS), de projetos que conformem a constituição de Redes de Atenção à Saúde (RAS) de bases territoriais. Espera-se que, da oficina, resultem novas contribuições ao documento-síntese em saúde urbana, que, em seu formato final, será encaminhado à Presidência da Fiocruz. A atividade é votada para professores e pesquisadores da Fiocruz das áreas de ambiente, atenção e promoção da saúde, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e profissionais de saúde. O número de participantes está limitado ao máximo de 60 pessoas.

Confira em anexo a programação completa da I Oficina Brasileira de Saúde Urbana para a Construção de Políticas Públicas Integradas de Saúde, Ambiente e Urbanismo e o Documento Indutor de Saúde Urbana.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos