Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP celebra formatura de 211 alunos de pós-graduação

O encerramento da semana comemorativa dos 57 anos da ENSP foi marcado pela solenidade de formatura de 211 alunos de doutorado e mestrado (acadêmico e profissional) dos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola. A celebração, segundo o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, faz parte de um momento de renovação da instituição e reafirma o compromisso dos egressos com o sistema de saúde brasileiro. Os pesquisadores da 'casa' também foram prestigiados pelas turmas dos três programas de pós-graduação.


A solenidade reuniu alunos, professores, familiares, e a mesa contou com a presença do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, da vice-diretora de pós-graduação, Maria Helena Mendonça, dos coordenadores dos programas, Mônica Malta (Saúde Pública), Fernando Teles (representando o programa de Saúde Pública e Meio Ambiente) e Reinaldo Santos (Epidemiologia em Saúde Pública), além dos pesquisadores, Cristina Guilam, como patronesse, e José Manuel Santos de Varge Maldonado, como paraninfo das turmas. A aluna Renata Machado dos Santos Gomes foi a oradora.

É campeão!

"A formatura é um momento especial para a ENSP e representa o renascimento da própria instituição, que se enriquece com a experiência de cada aluno. Esta cerimônia é uma atividade que vem se firmando a cada ano, e não deve ser vista apenas como uma festa, e sim como um momento de reafirmação de um compromisso com a população brasileira e com o sistema de saúde, de ciência e tecnologia do nosso país. Vocês são usuários de um investimento do Estado brasileiro. Agora é o momento de darmos o retorno à nossa população, afirmou Antônio Ivo, que também celebrou a realização da sexta edição de formatura.

A vice-diretora de pós-graduação, Maria Helena Mendonça, afirmou que o conhecimento de todas as pessoas que passaram pela instituição torna a ENSP imortal. Ela ainda prestou homenagem ao pesquisador Miguel Murat, falecido em 2009. Emocionada, lembrou que o ipê amarelo, plantado no jardim da entrada principal da Escola para celebrar a presença do pesquisador dentro da instituição, teve sua primeira floração. A patronesse das turmas, Cristina Guilam, enalteceu a pós-graduação da Escola, enquanto o paraninfo, José Manuel Santos de Varge Maldonado, propôs um grito de 'é campeão!' aos formandos.



Confira os professores homenageados

Este ano, na cerimônia de formatura, o Programa de Saúde Pública homenageou os seguintes professores: pelo doutorado, Margareth Crisóstomo Portela; pelo mestrado acadêmico, Valmir Laurentino Silva (Abordagem Ecológica de Doenças Transmissíveis), Carla Lourenço Tavares de Andrade (Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde), José Mendes Ribeiro (Políticas Públicas e Saúde), Marly Marques da Cruz (Processo Saúde-Doença, Território e Justiça Social), Rosália Maria de Oliveira (Saneamento Ambiental), Célia Leitão Ramos (Saúde e Sociedade), Ary Carvalho de Miranda (Saúde, Trabalho e Ambiente) e Liana Wernersbach Pinto (Violência e Saúde). Já no mestrado profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, a homenageada foi Tatiana Wargas de Faria Baptista e, no mestrado profissional em Gestão da Informação e Comunicação em Saúde, Ilara Hämmeli Sozzi de Moraes.

O Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente homenageou os seguintes professores: pelo doutorado, Sérgio Koifman; pelo mestrado acadêmico, Gina Torres Rego Monteiro (Epidemiologia Ambiental), Fernando Salgueiro Passos Telles (Gestão de Problemas Ambientais) e Josino Costa Moreira (Toxicologia Ambiental).

Por fim, o Programa de Epidemiologia em Saúde Pública homenageou os professores: pelo doutorado, José Fernando de Souza Verani; pelo mestrado acadêmico, Márcia Lázaro de Carvalho (Epidemiologia Geral), Ricardo Ventura Santos (Epidemiologia, Etnicidade e Saúde), Reinaldo Souza dos Santos (Epidemiologia das Doenças Transmissíveis), Luis David Castiel (Filosofia e Ciências Sociais Aplicadas à Epidemiologia) e Cosme Marcelo Furtado Passos (Métodos Quantitativos em Epidemiologia).

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos