Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Show poético-musical encerra atividades da Tenda da Saúde

Música e poesia foram os destaques da Tenda da Saúde, marcando o terceiro dia de comemoração da semana de aniversário da ENSP. O Festival Prata da Casa contou com a presença do médico homeopata Pedro Jonathas, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), que apresentou o show poético-musical Precipitados de sonhos. Já a Barraca da Saúde recebeu o Camelô Educativo, também do Centro de Saúde Escola, com a sensibilização sobre cuidados e prevenção das DST/Aids e tuberculose. Além disso, o documentário O veneno está na mesa, do cineasta Silvio Tendler, foi exibido no salão internacional como parte das atividades de comemoração dos 57 anos da ENSP.

A tenda, montada como um espaço de atividades culturais nos 57 anos da ENSP, abrigou, no primeiro dia (13/9) de comemorações, a mostra sobre baleias, dicas de nutrição oferecidas pela equipe do CSEGSF, a Cantina Terrapia e produtos do projeto Economia Solidária. Confira a galeria de fotos com os destaques da Tenda.

Terça-feira - 13 de setembro

A equipe de Nutrição do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), à frente da Barraca da Saúde, com o tema Alimentação saudável e sustentável. No local, os profissionais falam sobre obesidade, fome e a forma de evitar o desperdício, além da apresentação de receitas de bolos saudáveis.

Na festa, também marca presença a Cantina Terrapia, que serve refeições de alimento vivo. A cantina é parte do projeto Terrapia, que visa promover a saúde por meio de alimentação saudável baseada em brotos germinados.

O projeto Economia Solidária faz parte da semana comemorativa do 57º aniversário da ENSP. São produzidos puffs ecológicos a partir do reaproveitamento de garrafa PET, caixas em MDF, eco pulseiras, acessórios em escama de peixe, bolsas artesanais com reaproveitamento de retalhos, entre outros produtos reciclados.

Na terça-feira, foi inaugurada também a exposição Baleias à Vista!, que promete revelar tudo sobre a vida dos cetáceos - grupo de mamíferos marinhos que inclui baleias, golfinhos, botos e toninhas. São vários painéis espalhados pela tenda, com informações e curiosidades sobre os cetáceos, que abordam aspectos históricos da indústria baleeira no Brasil e fazem uma cronologia da caça às baleias.

Quarta-feira - 14 de setembro

Na quarta-feira (14/09), segundo dia de comemoração do aniversário de 57 anos da ENSP, a animação na Tenda da Saúde ficou por conta da apresentação do Grupo Esperança de Dança Sênior do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). O Grupo Redução de Danos do Centro de Saúde também fez uma exposição sobre a prevenção do alcoolismo e outras drogas.

Segundo Carlos Alberto Rodrigues, o objetivo do Pasi é criar um ambiente propício à promoção, no sentido de proporcionar laços sociais entre os idosos. "Queremos abrir espaço e gerar oportunidade dos participantes se conhecerem", destacou Carlos.

Criado em dezembro de 1995, o Pasi vem se fortalecendo como um espaço que se traduz em sentimento de pertencimento, referência e apoio emocional, permitindo a troca de experiências de forma aberta e sem restrições. "Consigo perceber as mudanças que o programa vem trazendo para a vida dos idosos, como maior empoderamento de um grupo capaz de reivindicar suas necessidades", concluiu Carlos Alberto.

Do lado de fora da Tenda da Saúde, o Grupo Redução de Danos do Centro de Saúde alertava a população sobre a prevenção e os riscos consequentes do uso das drogas. A equipe é constituída de dependentes químicos já recuperados, que buscam ajudar as pessoas que passam pela mesma situação.

A tenda contou também com a participação de uma barraca do programa Profito Pedra Branca, que tem como objetivo implementar a produção de plantas medicinais nas comunidades do Maciço da Pedra Branca, como uma alternativa de desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental, promovendo um arranjo produtivo local. Esse projeto foi criado em 2006 pela Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos, setor do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz.

Quinta-feira - 15 de setembro

Mesclando poesias, a maioria de sua autoria, MPB e clássicos como Imagine, de John Lennon, o médico homeopata Pedro Jonathas, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), apresentou o show poético-musical Precipitados de sonhos, atraindo mais uma vez um grande público para sua performance artística.

Ele fez o público vibrar com canções de Raul Seixas (Maluco beleza), Chico Buarque (O meu guri) e Caetano Veloso (Um índio), como também composições de sua própria autoria.

Além disso, o documentário O veneno está na mesa, do cineasta Silvio Tendler, foi exibido no salão internacional como parte das atividades de comemoração dos 57 anos da ENSP. O filme aborda como a chamada Revolução Verde do pós-guerra acabou com a herança da agricultura tradicional. No lugar, implantou um modelo que ameaça a fertilidade do solo, os mananciais de água e a biodiversidade, contaminando pessoas e o ar.

A Barraca da Saúde recebeu o Camelô Educativo, projeto do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias, que tem o objetivo de sensibilizar e educar pacientes e frequentadores da ENSP sobre os cuidados e prevenção das DST/Aids e tuberculose. Nesta quinta-feira, a barraca também contou o projeto Rio Eco Consciente, de economia solidária, que trouxe para a Escola artesanatos de produtos como puffs ecológicos, feitos a partir do reaproveitamento de garrafas PET e caixas em MDF, eco pulseiras, acessórios em escamas de peixe, bolsas artesanais desenvolvidas com o reaproveitamento de retalhos, entre outros produtos reciclados.

A Tenda da Saúde ficará na ENSP até sexta-feira, e a programação pode ser conferida no site especial - link abaixo - dos 57 anos da ENSP.

Confira, abaixo, uma galeria de fotos com os melhores momentos das atividades da Tenda da Saúde.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos