Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Uso de agrotóxicos e seus riscos nos 57 anos da ENSP

Nesta quinta-feira (15/9), a Escola Nacional de Saúde Pública exibe o documentário O veneno está na mesa, do cineasta Silvio Tendler, como parte das atividades de comemoração dos seus 57 anos. O filme aborda os prejuízos causados por um modelo agrário baseado no agronegócio - ofensivo ao meio ambiente e prejudicial à saúde - e, portanto, se insere no tema escolhido pela Escola para 2011, Rio+20: sustentabilidade, economia verde e combate à pobreza, pelo qual a ENSP se engaja na discussão sobre a transição necessária para uma economia inclusiva, verde e responsável, na qual o Brasil e as áreas de saúde e meio ambiente têm papel estratégico e decisivo. A exibição está marcada para as 13h30, no salão internacional.

Leia abaixo a sinopse do filme. Veja também a entrevista que o cineasta Silvio Tendler concedeu ao Informe ENSP sobre as abordagens do documentário e as consequências do uso de agrotóxicos.



O veneno está na mesa, de Silvio Tendler

O documentário aborda como a chamada Revolução Verde do pós-guerra acabou com a herança da agricultura tradicional. No lugar, implantou um modelo que ameaça a fertilidade do solo, os mananciais de água e a biodiversidade, contaminando pessoas e o ar. A Anvisa denuncia que, em 2009, quase 30% dos mais de 3 mil alimentos analisados apresentaram resultados insatisfatórios, com níveis de agrotóxicos muito acima da quantidade tolerável. Os produtos orgânicos mais indicados são de difícil acesso à população em geral, devido a seu alto custo.

O filme, feito para a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, mostra, em apenas 50 minutos, os enormes prejuízos causados por um modelo agrário baseado no agronegócio. Além dos ataques ao meio ambiente, os venenos cada vez mais utilizados nas plantações causam sérios riscos à saúde tanto do consumidor final quanto de agricultores expostos diariamente à intoxicação. Nessa história toda, só quem lucra são as grandes empresas transnacionais, como a Monsanto, Syngenta, Bayer, Dow, DuPont, entre outras.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos