Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Desenvolvimento sustentável nos 57 anos da ENSP

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) comemora, de 13 a 16 de setembro, seus 57 anos discutindo o tema Rio+20: desenvolvimento sustentável, economia verde e erradicação da pobreza. Além de uma conferência sobre o tema principal com o sociólogo e cientista político Sérgio Abranches no dia 13 de setembro, às 9h30, no auditório térreo da Escola, a programação de aniversário conta um Centro de Estudos Especial sobre Saúde no Brasil: The Lancet, que acontecerá na quarta-feira (14/9) no salão internacional da Escola e, no dia 15/9, às 13h30, com a exibição do documentário O veneno está na mesa, de Silvio Tendler. Toda a semana será aberta aos interessados, com atividades científicas e culturais voltadas para profissionais, alunos e a comunidade de Manguinhos.

Discutindo o tema Rio+20, a ENSP se engaja na discussão planetária sobre a transição necessária para uma economia inclusiva, verde e responsável, em que o Brasil e as áreas de saúde e meio ambiente têm papel estratégico e decisivo. Já o Ceensp (14/9), abordará a publicação The Lancet, volume especial sobre a saúde dos brasileiros. Ela é composta de seis artigos que contaram com a colaboração de nove pesquisadores da ENSP e destaca os progressos ocorridos no sistema de saúde brasileiro nos últimos anos.

Na quinta-feira (15/9), será entregue a sexta edição do Prêmio Destaque ENSP, também como parte das comemorações dos 57 anos da Escola. Quatro categorias serão premiadas: Assistência, Ensino, Gestão e Desenvolvimento Institucional e Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. O Prêmio, criado em 2006, tem o objetivo de reconhecer os projetos e equipes que contribuem significativamente para o bom desempenho da Escola. Na parte da tarde, a programação prevê a exibição do documentário O veneno está na mesa, de Silvio Tendler. Este filme tem foco na chamada Revolução Verde do pós-guerra que acabou com a herança da agricultura tradicional e, no lugar, implantou um modelo que ameaça a fertilidade do solo, os mananciais de água e a biodiversidade, contaminando pessoas e o ar.

Nos quatro dias de comemoração, serão realizadas atividades paralelas na Tenda da Saúde, como a Barraca da Saúde, onde profissionais do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria expõem suas experiências, além de desenvolverem atividades com a população das comunidades do entorno de Manguinhos. Lá, estarão presentes nutricionistas, médicos, enfermeiros, dentistas e assistentes sociais, que prestarão serviços de educação e promoção da saúde. O Festival Prata da Casa também faz parte da Tenda, com apresentações culturais de trabalhadores e alunos da Escola: música, poesia, artes plásticas e oficinas.

A Cantina Terrapia também marca presença na festa servindo refeições de alimento vivo. A cantina é parte do projeto Terrapia, que visa promover a saúde por meio de alimentação saudável baseada em brotos germinados. O Terrapia também orienta sobre germinação, produção de sementes e alimentos. Além disso, oferece cursos sobre cuidados ecológicos com o corpo.

A semana de comemoração será encerrada com a formatura dos alunos dos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da Pós-Graduação da ENSP, marcada para o dia 16 de setembro, às 13h, no auditório térreo da ENSP.

Clique aqui e confira a programação completa da semana de aniversário dos 57 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos