Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP desenvolve especialização para instituto peruano

Com o objetivo de qualificar o quadro de recursos humanos do Instituto Nacional de Saúde do Peru, terá início no país o curso de especialização em Biossegurança em Saúde. Oferecido pela ENSP no âmbito da União de Nações Sul-Americanas - Unasul Saúde, esse curso pretende formar profissionais para atuar em capacitação, pesquisa científica, prestação de serviços, desenvolvimento tecnológico e inovação com qualidade e segurança, de modo a otimizar o desempenho institucional e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Peru. A coordenação do curso está a cargo da responsável pelo Núcleo de Biossegurança do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (Nubio/DSSA/ENSP), Telma Abdalla.

De acordo com Telma, essa especialização é um projeto de intervenção em serviço. "Nossa ideia é formar profissionais em seus locais de trabalho. Além disso, a intenção é que eles tenham, ao final do curso, um material concreto para dar como retorno à sua instituição e ao seu país, pois no Peru eles não têm nenhum material ou referência em termos de legislação em Biossegurança e áreas correlatas", afirmou a coordenadora.

Telma disse ainda que o Instituto Nacional de Saúde (INS) do Peru vai cooperar com a tradução de todo o material para a língua espanhola. Além disso, o curso vai utilizar uma comunidade virtual desenvolvida pela Educação a Distância da ENSP para promover a interação dos professores com os alunos e também entre os próprios alunos. "Esse será um espaço de troca e também servirá como um repositório de materiais complementares para o curso", comentou.

Ao todo, estão sendo oferecidas 35 vagas, voltadas para profissionais vinculados ao INS que tenham mais de três anos de experiência nessa área. Entre eles, pessoas que atuem em comissão de ética, ética com animais, qualidade, centro de investigação de enfermidades tropicais e comitê de investigação, na Defesa Civil do Peru e também profissionais dos institutos nacionais de Saúde do Equador e da Bolívia, para os quais algumas vagas foram reservadas. A previsão é que o curso tenha início em 5 de setembro de 2011.

Os pesquisadores da ENSP envolvidos no curso são Telma Abdalla e Pedro Teixeira, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB/ENSP/Fiocruz), na unidade de aprendizagem I, intitulada Riscos, contenção de risco e princípios básicos de biossegurança; Christina Maria Simas, do Nubio/DSSA, na unidade de aprendizagem II, Gestão de laboratórios nível de biossegurança 3; Antônio Sergio Almeida Fonseca, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), na unidade de aprendizagem V, Biossegurança, qualidade e saúde do trabalhador; e Marli Albuquerque, do Nubio/DSSA, na unidade de aprendizagem Biossegurança e novas tecnologias.

O curso é presencial, mas a defesa das monografias será feita por videoconferência. Na especialização estão previstos conteúdos teóricos e práticos e, ao final do curso, um projeto de intervenção para o respectivo ambiente de trabalho. Os professores do curso serão os orientadores dessas monografias. Telma comentou que, na grade de docentes, procurou congregar profissionais de diferentes unidades da Fiocruz e articular nesse curso toda a expertise que a Fundação tem na área de Biossegurança.

Unasul Saúde

O componente Saúde da Unasul é responsável pelo esforço de integração dos países envolvidos - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela - em cinco eixos: Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos da Saúde; Escudo Epidemiológico; Sistemas de Saúde Universais; Acesso Universal a Medicamentos; Promoção da Saúde; e Ação sobre os Determinantes Sociais.

No eixo Desenvolvimento e Gestão dos Recursos Humanos em Saúde, foi consolidada a Rede de Escolas de Saúde Pública da América do Sul, que visa promover a reflexão e o compartilhamento de experiências entre os 12 países, ampliando a gestão do conhecimento entre elas e incorporando novas tecnologias de ensino. A ENSP/Fiocruz, representada pelo seu diretor Antônio Ivo de Carvalho, é a responsável pela Secretaria Executiva dessa rede sul-americana.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos