Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Agenda Estratégica para a Saúde em debate na ENSP

Intensificando o engajamento político da ENSP no processo de fortalecimento do Movimento da Reforma Sanitária brasileira, acontecerá, nesta quinta-feira (4/8) no salão internacional da Escola, a partir das 14 horas, um debate sobre a Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil. Elaborado pela Abrasco e pelo Cebes, em parceria com outras instituições, o documento que será entregue ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 5 de agosto, também na Escola, define cinco importantes diretrizes na continuidade da efetivação do SUS. O diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, convida os militantes da Reforma Sanitária para participar do debate neste momento, que culminará com a 14ª Conferência Nacional de Saúde no final do ano.

A entrega da Agenda ao ministro acontecerá simultaneamente ao Seminário Preparatório para a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde da Fiocruz. A reunião de quinta marca um movimento em defesa do SUS e da centralidade da saúde no debate sobre o desenvolvimento social do país, não sendo restrita apenas às questões assistenciais relacionadas às doenças. Participarão da entrega o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, o presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), Luiz Augusto Facchini e a presidenta do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde, Ana Costa.

"Há um esforço enorme dos atores da Reforma Sanitária em restaurar a dimensão política dessa proposta e enfrentar pontos cruciais do SUS, como o acesso à saúde com qualidade para todos. Essa é uma agenda que há muito tempo não é feita e entregue a um ministro da Saúde", explicou o diretor Antônio Ivo.

Na Agenda Estratégica, os representantes do movimento afirmam que o Brasil só deixará de ser um país com contrastes gritantes, entre a riqueza produzida e a qualidade de vida da população, quando forem dados passos definitivos para garantir o direito à saúde. Com esse objetivo, são apresentadas sugestões de estratégias para desatar os nós que impedem a consolidação do Sistema Único de Saúde, traduzidas em cinco diretrizes: saúde, meio ambiente, crescimento econômico e desenvolvimento social; garantia de acesso a serviços de saúde de qualidade; investimentos - superar a insuficiência e a ineficiência; institucionalização e gestão do sistema de serviços de saúde; e complexo econômico e industrial da saúde.

Confira, em anexo, o documento preliminar com as cinco diretrizes da Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil.

Serviço:
Reunião preparatória - Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil
Salão Internacional da ENSP (4º andar)
14 horas
Evento aberto a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos