Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Seminário pauta Conferência Mundial de DSS

Com o objetivo de debater os temas que serão abordados na Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde (DSS), a ser realizada de 19 a 21 de outubro no Brasil, o Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS/ENSP), coordenado por Alberto Pellegrini, promove o Seminário Preparatório para a CMDSS 2011, nesta sexta-feira, 5 de agosto no auditório térreo da ENSP, com a finalidade de ampliar as discussões sobre os Determinantes Sociais da Saúde e seu impacto direto nas políticas públicas do Brasil. O seminário é restrito a convidados, porém será transmitido pelo Canal Saúde, no salão internacional da ENSP, através do Portal e via teleconferência, o que possibilitará aos interessados participar da discussão.

O Seminário Preparatório para a Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde contará com cinco sessões, que tratarão dos cinco temas da conferência referenciados à realidade brasileira: ação intersetorial para o combate às iniquidades em saúde; o papel do setor saúde na promoção da equidade; a participação social em políticas de promoção da equidade; medição e monitoramento das iniquidades em saúde; e ação e cooperação internacional em saúde.

O objetivo da discussão é apresentar diferentes pontos de vista sobre um determinado tema. Em cada sessão haverá dois palestrantes, selecionados entre especialistas no tema, representantes da sociedade civil e funcionários das três esferas do governo. Segundo Pellegrini, será estimulada também a participação de pessoas não vinculadas ao setor saúde no sentido de promover diferentes perspectivas sobre os DSS. De acordo com o coordenador, os palestrantes farão suas apresentações tendo como referência o capítulo do documento técnico da conferência correspondente ao tema da sessão. O documento encontra-se disponível nas versões inglês e português. O seminário é restrito a convidados, que receberão uma senha para realizar a inscrição por meio do Portal da CMDSS. As vagas presenciais são limitadas, porém o seminário será transmitido pelo Canal Saúde, no salão internacional da ENSP, através do Portal e via teleconferência, o que possibilitará aos interessados participar da discussão.

A sessão de abertura do seminário contará com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e do representante da Organização Mundial da Saúde, Diego Victoria. Em anexo, está disponível a programação completa do seminário.

Portal da CMDSS 2011

Além do seminário preparatório, foi criado também o Portal da CMDSS, que tem como principais objetivos divulgar a conferência no país, promover um debate interno sobre a questão dos DSS e dar continuidade ao debate após a realização da conferência. De acordo com Pellegrini, o espaço agregará notícias relacionadas aos determinantes sociais, matérias, resumos de artigo, produções de revistas científicas e divulgação do que acontece de mais recente na área. Haverá ainda notícias sobre a CMDSS, como programação, anúncios relacionados, entrevistas escritas e em vídeo com gestores, autoridades, profissionais da área, especialistas e com a sociedade civil.

Segundo o coordenador, o Portal abrigará também documentos relacionados aos temas da conferência, como, por exemplo, referências bibliográficas da Biblioteca Virtual de Saúde de Determinantes Sociais. Outro espaço no Portal será o Banco de Experiências, que promoverá a divulgação de ações concretas sobre os DSS para combater as iniquidades, principalmente em nível local. Além disso, o Portal contará também com um blog, que terá matérias, opiniões de profissionais que escrevem sobre Determinantes Sociais e ligação com as redes sociais (Twitter, Facebook e outras).

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos