Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Território e desenvolvimento em debate na ENSP

Filipe Leonel

O Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que faz parte do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Projetos de Desenvolvimento da ENSP (LabMep), realiza a terceira edição do Ciclos Temáticos de 2011: Território, Desenvolvimento e Saúde. A atividade, que acontecerá na sexta-feira (10/6), às 9 horas, no salão internacional da ENSP, terá como debatedor o pesquisador da Escola Carlos Machado de Freitas, e contará com a palestra Território e Desenvolvimento - As Múltiplas Escalas entre o Local e o Global, proferida pelo professor do Instituto de Economia da Unicamp, Carlos Antônio Brandão. O evento será aberto aos interessados.

Os ciclos temáticos fazem parte de mais uma atividade do LabMep, coordenado pelo pesquisador da ENSP Luciano Toledo, e os temas são relacionados à implementação de grandes projetos de desenvolvimento - a exemplo do Comperj. A primeira edição do Ciclo teve a Segurança Pública como tema, enquanto a segunda atividade abordou o Fluxo Urbano de Populações.

Para a terceira edição do Ciclo, a ENSP convidou o professor do Instituto de Economia e pesquisador do Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico da Unicamp, Carlos Antônio Brandão. O palestrante é autor do livro Território e Desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e global (2007) e do trabalho de pós-doutorado Território e Desenvolvimento: as escalas espaciais de análise e intervenção - lições da experiência europeia para os estudos da dimensão espacial do desenvolvimento no Brasil.


De acordo com o debatedor do evento - também responsável pelo monitoramento dos problemas ambientais na área de influência do projeto Comperj (enchentes, poluição atmosférica e fragmentos florestais, este último junto com Paulo Sabroza) e professor da disciplina Conceitos e Aplicações em Saúde Ambiental: uma perspectiva ecossistêmica, que compõe o Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde na região Leste do Estado do Rio de Janeiro -, o assunto a ser debatido faz parte de uma demanda do país e do próprio setor saúde.

"Trata-se de uma discussão atual e de extrema importância, ou seja, se os projetos de desenvolvimento econômico potencializam melhorias de condições de vida nos territórios em que ocorrem, nem sempre estas melhorias são distribuídas de modo equitativo e resultam em impactos na situação de saúde ou mudam o quadro da situação de saúde da população como um todo. Desenvolver ferramentas para o monitoramento e análise da situação de saúde nos territórios que são alvo dos projetos de desenvolvimento possibilita a reflexão sobre os próprios modelos de desenvolvimento que resultem em melhorias das condições e situação de saúde das populações destes territórios."

A sessão de Ciclos Temáticos de 2011: Território, Desenvolvimento e Saúde é coordenada pelos pesquisadores Carlos Machado de Freitas e Edinilsa Ramos de Souza (Claves).

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos