Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Radis de junho debate riscos na saúde

O risco na saúde é o tema da matéria de capa da edição 106 (junho de 2011) da revista Radis. Segundo a publicação, risco na saúde é uma categoria válida e tradicionalmente utilizada em Epidemiologia, assim como nas ações e políticas de prevenção. As relações humanas contemporâneas, o desenvolvimento econômico e social não sustentável e ainda o uso intenso de tecnologias sobre as quais não se tem suficiente conhecimento reforçam a ideia de perigo contida no espectro do que é risco. Para a matéria, a Radis conversou com diversos pesquisadores, entre eles, Luis David Castiel, que, em 2010, lançou o livro Correndo o risco: uma introdução aos riscos em saúde, junto com Maria Cristina Guilam e Marcos Santos Ferreira, todos pesquisadores da ENSP.

Esta edição traz ainda uma entrevista com o ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), hoje professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso, Júlio Müller Neto, sobre a nova relação entre Estado e sociedade fomentada pelo SUS; uma reportagem sobre o Atlas Água Brasil, projeto coordenado pelo pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) Christovam Barcellos, que disponibiliza informações confiáveis sobre a qualidade dos recursos hídricos brasileiros.

A edição de junho também traz uma matéria que aborda um antigo, mas ainda presente, problema de saúde pública: a tuberculose. "Trata-se de uma doença marcada pela exclusão e pelas desigualdades sociais, pelas condições de moradia e o pouco acesso a diagnóstico e tratamento. Além disso, há as condições imunológicas individuais, a exemplo da coinfecção nos casos do vírus da Aids", disse a chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), Margareth Dalcolmo, que também foi entrevistada para esta reportagem.

Confira estes e outros destaques da edição de junho de 2011 da Radis aqui.

Conheça a Revista Radis

Radis (Reunião, Análise e Difusão de Informações sobre Saúde) é um programa nacional de jornalismo em saúde pública ligado à ENSP/Fiocruz. Criado em 1982, o Programa Radis publicou, durante vinte anos, as revistas Súmula, Tema e Dados. De 1986 a 93, publicou também o jornal tabloide Proposta - Jornal da Reforma Sanitária, renomeado em 94 Jornal do Radis.

Em 2002, o programa lançou a revista Radis em substituição a todas as publicações anteriores. É uma revista mensal, com capa colorida e maior flexibilidade editorial e gráfica, destinada não só a incorporar as qualidades e funções das publicações anteriores, como também a proporcionar um salto qualitativo na prática jornalística na área da Saúde.

A revista é enviada para todo o país. Atualmente, possui uma base de cerca de 60 mil assinantes. O cadastro abrange todas as Secretarias de Saúde do Brasil, municipais e estaduais, diversas organizações governamentais e não governamentais ligadas à Saúde, associações sindicais e de moradores, escolas e profissionais de todos os níveis das áreas da Saúde e afins. A cessão da assinatura é gratuita, fundada no princípio constitucional de que "Saúde é direito de todos e dever do Estado". O Radis entende que tal princípio inclui como dever do Estado e direito de todo brasileiro o acesso a informações claras, precisas e qualificadas sobre saúde.

A assinatura da revista é gratuita.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos