Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Tratado registra 30 anos da paleoparasitologia brasileira

O livro Fundamentos da Paleoparasitologia será lançado nesta quarta-feira, 25/5, no âmbito das comemorações pelos 111 anos da Fundação Oswaldo Cruz. A publicação - organizada pelo criador do termo paleoparasitologia, o médico Luiz Fernando Ferreira, pesquisador desta Escola e professor emérito da Fiocruz, em parceria com o também pesquisador da ENSP Adauto José Araújo, e Karl Jan Reinhard, da University of Nebraska -, será lançada pela Editora Fiocruz. O livro, um tratado da área, faz um resgate histórico da paleoparasitologia e mostra uma síntese de tudo o que foi estudado nos últimos 30 anos. Além disso, também engloba questões técnicas e avanços dos estudos com a inclusão da biologia molecular no campo. O lançamento acontecerá às 12h, na Praça Pasteur, ao lado do Castelo, na Fiocruz.

A publicação Fundamentos da Paleoparasitologia é dividida em quatro grandes partes: Os parasitos, hospedeiros humanos e o ambiente; Vestígios de parasitos preservados em diversos materiais, técnicas de microscopia e diagnóstico molecular; O encontro de parasitos em material antigo: uma visão paleogeográfica; e Estudos especiais e perspectivas.

Trata-se de uma iniciativa inédita, sendo a primeira publicação no mundo a compilar o conhecimento disponível sobre o assunto e apresentar o estado da arte em paleoparasitologia, cujo conceito, criado há 30 anos na ENSP, deriva dos termos gregos - paleo = antigo, para + sito = junto de, ao lado + alimento e logos = palavra, estudo.

Esta linha de pesquisa surgiu como ferramenta para auxiliar no estudo de sociedades humanas ancestrais, possibilitando inferências sobre o modo de vida do homem, sua migração através do tempo e os processos saúde-doença por ele vividos.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos