Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Avaliação dos Sistemas de Saúde em debate na ENSP

A Escola Nacional de Saúde Pública recebeu o pesquisador Francisco Viacava, do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), para a palestra que abordou a metodologia do Programa de Avaliação de Desempenho do Sistema de Saúde (PRO-ADESS). A sessão, promovida pelo Departamento de Administração e Saúde, na quarta-feira (18/5), contou com a presença das pesquisadoras Maria Alícia Ugá e Silvia Porto, que participam do projeto pela ENSP.

Sobre o PRO-ADESS:

O modelo de avaliação do PRO-ADESS considera que o desempenho do sistema de saúde brasileiro deve ser analisado em um contexto político, social e econômico que traduza sua história e conformação atual, objetivos e prioridades. Dentro desse contexto devem ser identificados os determinantes de saúde associados aos problemas de saúde tidos como prioritários, evitáveis e passíveis de intervenção. Sua apreciação deve ser feita considerando-se seu impacto em diferentes grupos sociais.

A caracterização desses problemas de saúde, em termos de morbidade, mortalidade, limitação de atividade física e qualidade de vida associada, conforma uma segunda dimensão da avaliação, que permitiria conhecer a magnitude dos problemas e sua expressão em diferentes regiões geográficas e grupos sociais. Esse perfil de morbimortalidade, que expressa as necessidades de saúde, deve orientar a estrutura do sistema de saúde (condução, financiamento e recursos), que, por sua vez, condiciona as possibilidades de melhor ou pior desempenho dos serviços de saúde, objeto principal da avaliação que deve incluir as subdimensões acesso, efetividade, eficácia, adequação, continuidade, segurança, aceitabilidade e direitos dos pacientes.

Os indicadores selecionados e calculados estão baseados em dados dos sistemas nacionais de informação, censo demográfico e pesquisas de base populacional, cobrindo sempre que possível, a partir de 1998, com atualizações anuais.

Mais informações no site do projeto.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos