Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Especialistas discutem políticas de promoção da saúde

Começa, nesta segunda-feira (23/5), o III Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde (SBEPS), com o tema Efetividade da Promoção da Saúde: ampliando o diálogo com o Governo e a Sociedade. O evento, que termina no dia 26/05, promoverá debates sobre metodologias de avaliação em promoção da saúde (PS) e discutirá a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Realizado em parceria da ENSP/Fiocruz com a Abrasco, o seminário contribui para alavancar o Brasil a país-chave na interlocução e no debate sobre o desenvolvimento e a efetividade das políticas de promoção da saúde voltadas para a questão dos determinantes sociais da saúde.

De acordo com os organizadores, o evento se justifica pela adesão aos princípios, valores - diversidade e equidade, integralidade, cidadania - e estratégias da promoção da saúde como um caminho promissor em favor da melhoria da qualidade de vida, de forma justa e equitativa. Também se baseia na convicção de que a avaliação de suas políticas e práticas confere legitimidade à promoção da saúde quando gera evidências de que suas ações são capazes de produzir mudanças significativas nas condições de vida das pessoas, grupos e comunidades.

O seminário é patrocinado pela Oficina Regional Latino-Americana Uipes/Orla, da União Internacional de Promoção da Saúde e Educação em Saúde, e trará quatro eixos temáticos: a PS na implementação das políticas sociais e do desenvolvimento sustentável com equidade; a implementação da PNPS, sua articulação com as demais políticas do Ministério da Saúde e sua territorialização em nível regional e local; a Metodologia de monitoramento e avaliação: tradução do nível conceitual para as práticas e papel da inter-relação pesquisa, formação e prática nesse processo; além de ampliar os diálogos conceituais em PS: formação de gestores, profissionais e multiplicadores.

Ao reunir especialistas da área, o evento busca disseminar conhecimentos sobre as experiências de promoção da saúde no Brasil e acompanhar a implementação e avaliação da Política Nacional de Promoção da Saúde. Durante os quatro dias do seminário, serão trabalhadas abordagens e metodologias de avaliação que procuram dar conta das especificidades dessas experiências e práticas dentro do contexto das desigualdades sociais e da pobreza, na perspectiva do desenvolvimento local e da melhoria da qualidade de vida.

Dentre os participantes da ENSP, estarão presentes o diretor da Escola, Antonio Ivo de Carvalho, os pesquisadores Rosana Magalhães (DCS/ENSP), Rosa Maria da Rocha (CSEGSF/ENSP), Simone Cynamon Cohen (DSSA/ENSP), Fátima Pivetta (Cesteh/ENSP), Regina Bodstein (DCS/ENSP), Maria de Fátima Lobato Tavares (Daps/ENSP), Lenira Zancan (DCS/ENSP), Marcelo Firpo (EGS/ENSP) e Willer Baumgarten Marcondes (DCS/ENSP).

Durante o evento, além das atividades acadêmicas, será lançado o site Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, desenvolvido pela Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP.

Informações completas sobre o seminário estão disponíveis no endereço http://www.metodoeventosrio.com/efetividade/index.php. O evento é fechado a convidados.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos