Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

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Conceitos de Cabanis e Flexner em debate no Ceensp

Na quarta-feira, 18 de maio, o Centro de Estudos da ENSP terá como tema Apologia de Cabanis, Negação de Flexner: Rupturas da Formação em Saúde no Brasil. O expositor convidado é o pesquisador da UFBA Naomar Monteiro de Almeida Filho, com coordenação da vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Margareth Portela. A atividade está marcada, excepcionalmente neste Ceensp, para 15 horas no salão internacional da ENSP. Não é necessário inscrição prévia, e o evento será aberto a todos os interessados.

Pierre-Jean-Georges Cabanis foi médico, filósofo e homem de estado na França. Em seu livro Relações do físico e do moral no homem, Cabanis apresenta o projeto duplo de uma medicina filosófica: dar à arte médica o estatuto de ciência, pela avaliação das doutrinas e seus resultados, pela reflexão metodológica. Assim reformadas, as disciplinas médicas devem oferecer uma base sólida à "ciência do homem", ou antropologia, a partir da qual o indivíduo e a sociedade poderão elaborar uma moral racional fundada na natureza. As relações entre o físico e o moral devem permitir assentar a análise das ideias sobre a observação das condições precisas de sua gênese na organização fisiológica do homem. (Fonte: http://devires.multiply.com/reviews/item/47)

Abraham Flexner, pesquisador social e educador norte-americano de origem judia é responsável pelo Medical Education in the United States and Canada. Com a ajuda de tal documento, conhecido como Relatório Flexner, o autor produziu uma matriz disciplinar e pedagógica que veio a se chamar Modelo Flexneriano (alguns autores chegam a falar de um paradigma biomédico flexneriano). Do ponto de vista conceitual, reiteradamente identificam-se, no modelo flexneriano, diversos elementos (ou defeitos): perspectiva exclusivamente biologicista de doença, com negação da determinação social da saúde; formação laboratorial no Ciclo Básico; formação clínica em hospitais; estímulo à disciplinaridade, numa abordagem reducionista do conhecimento. Do ponto de vista pedagógico, o modelo de ensino preconizado por Flexner é considerado massificador, passivo, hospitalocêntrico, individualista e tendente à superespecialização, com efeitos nocivos (e até perversos) sobre a formação profissional em saúde. Do ponto de vista da prática de saúde, dele resultam os seguintes efeitos: educação superior elitizada, subordinação do Ensino à Pesquisa, fomento à mercantilização da medicina, privatização da atenção em saúde, controle social da prática pelas corporações profissionais.
(Fonte: http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X2010001200003&script=sci_arttex)

Centro de Estudos da ENSP

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

Em 2011, foram sete as sessões realizadas, cujos temas abordaram: fatores da feminização da Aids no Brasil; a efetividade e segurança dos anorexígenos; os resultados da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária no Brasil AMS/IBGE (dados de 2009), os conflitos da Mesa de Negociação do SUS, a necessidade da participação da sociedade no debate sobre a patente de medicamentos, a importância do Cartão SUS como uma ferramenta de modernização do sistema público de saúde brasileiro, além do debate ético e moral sobre a questão do aborto, envolvendo profissionais de saúde e do sistema judiciário brasileiro. Confira a cobertura completa dos Centros de Estudos realizados e acesse a programação dos próximos encontros no endereço www.ensp.fiocruz.br/ceensp/.

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