Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Sessão debate ética e bioética em saúde

Na segunda-feira (16/5) será realizada, na sala 410 da ENSP, às 14 horas, a sessão científica Ética, Bioética em Saúde: questões contemporêneas. A atividade contará com a palestra de Swedenberger do Nascimento Barbosa, assessor especial do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República. O palestrante, que é mestre em Ciências da Saúde, possui uma trajetória de intensa participação social e política. O evento, organizado pelo Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.

A atividade faz parte da disciplina ministrada pela pesquisadora da ENSP, Maria Helena Machado, 'Ética profissional' do Programa de Mestrado e Doutorado em Ética e Bioética Aplicada à Saúde Pública.

Sobre o palestrante:

Swedenberger do Nascimento Barbosa é mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília(UNB), pós-graduado Lato Sensu em Saúde Pública e em Saúde Coletiva e graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980).

Sua produção bibliográfica inclui, entre outros, artigo sobre "A participação brasileira na construção da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO"(Revista Brasileira de bioética, v.2, n4, p.412-418, 2006), e texto sobre "Financiamento da Saúde: ferramenta de concretização do direito à saúde", como capítulo do livro, O Direito achado na rua: introdução crítica ao direito à saúde. 1 ed. Brasília: , 2008, v. 4, p.281-289.

Sua contribuição aos temas da Saúde, Gestão e Administração Pública, Cidadania e Direitos Humanos, Saúde Bucal, Controle Social e Participação Popular e recentemente sobre Bioética podem ser acompanhados através de diversas publicações de sua autoria e de sua participação como conferencista em eventos, congressos e fóruns de debates.

O autor tem uma trajetória de intensa participação social e política. Presidiu o Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (1984-1990). Foi fundador e primeiro presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (1989-1994). Nesse período, foi dirigente do Departamento Nacional de Saúde, Previdência e Assistência Social da CUT. Foi secretário geral e coordenador geral, respectivamente das 1ª e 2ª Conferências Nacionais de Saúde Bucal (1986 e 1992). Integrou a Coordenação Nacional da 9ª Conferência Nacional de Saúde (1992) e da II Conferência Nacional de Recursos Humanos em Saúde (1993).

Participou do Conselho Nacional de Saúde(1990-1994) como representante das entidades dos profissionais de saúde do país. Coordenou a Plenária de Saúde no DF, no mesmo período em que integrou a coordenação geral da Plenária Nacional de Saúde (1986-1990).

Foi membro da equipe de transição do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2002). Exerceu várias funções públicas em nível estadual e nacional.

Atualmente, é assessor especial do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos