Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Publicação homenageia Victor Valla

Victor Vincent Valla: companheiro de lutas, de ideias, de vida é o título do livro organizado pela pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, Regina Leite Garcia, em homenagem ao professor emérito da Fundação Oswaldo Cruz e pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP, falecido em setembro de 2010. A publicação será lançada nesta segunda-feira (2/5), às 19 horas, na Igreja Cristã de Ipanema.


Nascido em agosto de 1937, no Estado da Califórnia, Estados Unidos, Valla desembarcou no Brasil em 1964, logo após o golpe militar. Em 1984, incentivado por amigos, prestou exames para professor da ENSP e conquistou o primeiro lugar, dando início a uma trajetória de mais de quarenta anos de engajamento político e de trabalho junto aos pobres, atuando diretamente com os segmentos mais miseráveis da população, conciliando saber científico e experiência popular.

Pesquisador do Densp, formou gerações de sanitaristas e enriqueceu o campo da saúde pública com o conceito e as experiências em educação popular. Lutador de causas sociais, era um dos maiores incentivadores do enfrentamento das desigualdades sociais no país. Exerceu na prática o conhecimento que pregava e ajudou a construir a identidade contemporânea da ENSP e da Fiocruz.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos